Um tanque rígido bem isolado de está inicialmente preenchido com nitrogênio a e . Uma válvula e então aberta, e metade da massa do nitrogênio escapa. Determine a mudança no conteúdo de energia do tanque.
Passo 1
Vamos lá! A questão nos afirma que um tanque rígido contendo nitrogênio é considerado. O nitrogênio é permitido escapar até que a massa de nitrogênio se torne metade da sua massa inicial. A mudança no potencial de trabalho do nitrogênio deve ser determinada.
Podemos simplificar o problema como:
Assumindo que:
- Este é um processo instável, uma vez que as condições dentro do dispositivo estão mudando durante o processo.
- As energias cinéticas e potenciais são insignificantes.
- Não há interações de trabalho envolvidas.
- O nitrogênio é um gás ideal com aquecimento específico constante.
As propriedades do nitrogênio à temperatura ambiente são , , , e (Tabela A-2a).
Passo 2
Pronto já temos todas as informações necessárias, vamos para a análise. As massas inicial e final no tanque são
Passo 3
Nós tomamos o tanque como o sistema, que é um volume de controle desde que a massa atravessa o limite. Observando que as energias microscópicas de fluidos e não fluidos são representadas pela entalpia e energia interna , respectivamente, os balanços de massa e energia para este sistema de fluxo uniforme podem ser expressos como
Equilíbrio de massa:
Balanço energético:
Usando a média das temperaturas inicial e final para o nitrogênio à saída, esta equação de balanço energético torna-se
Resolvendo para a temperatura final, obtemos
A pressão final no tanque é
A temperatura média e a pressão para o nitrogênio à saída é
Passo 4
Certo! Agora vamos analisar o potencial de trabalho associado a este processo é igual ao esforço destruído durante o processo. A destruição de energia durante um processo pode ser determinada a partir de um equilíbrio de energia ou diretamente a partir da sua definição . A entropia geração neste caso é determinada a partir de um balanço de entropia no sistema:
Rearranjar e substituir dá,
Então,
Note que, a geração da entropia não pode ser negativa para um processo termodinamicamente possível. Este resultado deve-se provavelmente ao uso de valores médios de temperatura e pressão para o gás de saída e ao uso de aquecedores específicos constantes para nitrogênio. Esta sensibilidade ocorre porque a geração de entropia é muito pequena neste processo.