Teoria
Misturas de gases e vapor
Como uma roupa úmida seca no varal? Existe um equilíbrio entre a água que se encontra dentro de um copo e o vapor d’água na atmosfera? Essas questões pertencem à ciência da psicrometria.
Psicrometria é o estudo das misturas de gases com a fase líquida ou sólida de um de seus componentes. Na maior parte das vezes a mistura é dada pelo ar e água na fase líquida. Nesse capítulo vamos trabalhar bastante com os conceitos de umidade absoluta e umidade relativa , vamos ver também como funcionam alguns processos para esse tipo sistema.
A umidade relativa é a relação entre a fração molar do vapor na mistura (percentual de vapor em número mols) e a fração molar do vapor numa mistura saturada a mesma temperatura e pressão total. Vamos simplificar isso aí!
Você tem prova amanhã, então eu sei que tem um café bem forte aí do lado do seu computador, se você for uma daquelas pessoas que adora um café bem docinho, então você sabe que depois de certa quantidade de açúcar adicionada não muda em nada o gosto. Isso acontece porque o café ta saturado de açúcar, tudo que for colocado a mais vai direto pro fundo e não adoça mais o café.
Com o ar na atmosfera é a mesma coisa, vai ter uma hora que que o ar não aguenta nem mais uma moléculazinha de água, esse é o chamado estado de saturação. Além disso, como trabalhamos com a hipótese de gases perfeitos essa fração molar pode ser reduzida para a pressão parcial. Então, a umidade relativa pode ser expressa como a razão entre a pressão parcial do vapor na mistura e a pressão de saturação do vapor a mesma temperatura .
Se a umidade relativa esta em 100%, por exemplo, significa que o ar está saturado (que nem o café).
A umidade absoluta por sua vez é uma relação entre a massa de vapor d’água e a massa de ar seco (ar seco é o ar sem o vapor d’água).
Aqui podemos fazer umas continhas para achar a umidade absoluta em função da pressão parcial também. Vamos começar pela equação de Clapeyron
Onde é igual a constante do gás e pode ser calculada como a razão entre a constante universal dos gases e a massa molecular do gas .
Assim, a massa pode ser escrita como
E a umidade absoluta como
Como a massa molecular do vapor d’água e do ar são constantes vamos ter que então a umidade absoluta (para o caso de vapor d’água e ar) pode ser escrita como:
Resfriamento a pressão constante
Vamos ver o que ocorre com a mistura quando ocorre um resfriamento a pressão constante. Olha só o gráfico abaixo representando essa operação.
Você deve lembrar que o “sino” representa a área onde o existe mistura dos estados vapor e líquido e, também, que as duas curvas representandas em vermelho são isobáricas (pressão constante).
No primeiro processo o vapor superaquecido em 1 começa a ser resfriado a pressão constante chegando até o ponto 2, chamado de ponto de orvalho (ponto o qual se abaixarmos mais a temperatura com a pressão constante a condensação se inicia). O ponto 4 representa o estado líquido inicial, em equilíbrio com o estado 2. Como no exemplo do copo d’água, a água no copo seria o estado 4 e o vapor na atmosfera o estado 2.
Podemos diminuir mais ainda a temperatura e assim o estado 2 passa para o estado 3 e o estado 4 para o estado 5. Aqui é importante perceber que sempre estaremos trabalhando em cima das linhas de saturação, isso ocorre porque, depois de atingir o ponto de orvalho, a pressão parcial diminui, porque o vapor se condensou e foi para dentro do copo reduzindo a quantidade de vapor na atmosfera.
Vamos fazer um exemplinho para entendermos a matéria até aqui. Imagine um recipiente de 70 m³ a uma temperatura de 20°C, pressão atmosférica e a umidade relativa está em 60%. Qual sera a umidade absoluta, o ponto de orvalho, a massa de ar e a massa de vapor d’água? Dado: ;
Resolução:
Primeiro vamos calcular a pressão parcial do vapor
O valor de foi retirado da tabela de saturação da água e é pressão de saturação do vapor a 20°C.
Agora podemos achar a pressão parcial do ar, que é só subtrair a pressão total pela do vapor.
Com esse valor achar a umidade absoluta
A massa de ar é calculada por
Masa de vapor d’água
Saturação adiabática
O processo de saturação adiabática é um processo muito importante no estudo da pscrometria e consiste numa mistura de Ar + vapor passando por um duto e entrando em contato com água líquida. Quando isso ocorre parte da água evapora, o que faz a temperatura da mistura diminuir e a temperatura de saída da mistura é conhecida como temperatura de saturação adiabática.
Se fizermos um balanço de energia entre a entrada (1) e a saída (2) deste processo vamos ter, as variações de entalpia do ar do estado 1 e 2 e , a variação de entalpia do vapor entre os estados 1 e 2 e e o termo da evaporação .
Se isolarmos os termos com no lado esquerdo e considerar que
Que pode ser expresso como
Temperatura de bulbo seco e bulbo úmido
Num dispositivo parecido com o citado anteriormente podemos definir duas grandezas. A temperatura de bulbo úmido e a temperatura de bulbo seco. Dois termômetros são dispostos no tubo e o primeiro obtém a temperatura do ar e esse é o bulbo seco, já no outro existe uma malha de algodão imersa na água e envolta no bulbo do termômetro, isso faz com que a temperatura abaixe um pouco devido a evaporação. Nesse segundo caso temos a temperatura de bulpo úmido que, no caso ideal, é igual a temperatura de saturação adiabática.