O seu amigo Astheobaldo precisa de ajuda com operações de números complexos, então ele pediu para você ajudá-lo conferindo os resultados das operações por ele realizadas. Você, cansado de operar uma calculadora normal, tem a brilhante ideia de fazer um programa em C que será uma calculadora específica para operações entre números complexos.
Seu programa receberá dois números complexos, sendo que cada número é composto por uma parte real e uma parte imaginária, e depois a opção correspondente a cada operação, essas são representadas pelos números: 1, 2, 3, 4 e 5.
Antes de iniciar o desenvolvimento do programa você deve primeiro identificar todos os dados necessário e definir os seus respectivos tipos na linguagem C.
Passo 1
A primeira coisa que devemos fazer é identificar os dados desse programa:
- Parte real e imaginária do primeiro número complexo;
- Parte real e imaginária do segundo número complexo;
- Opção que define a operação da calculadora de números complexos.
Passo 2
Agora que conhecemos os dados do programa, podemos definir os seus tipos.
Para isso, precisamos relembrar a definição de um número complexo: se trata um número que pode ser escrito na forma , sendo e números reais e o responsável por denotar a unidade imaginária.
Como a parte real e a parte imaginária de um número complexo são dados do nosso programa e agora sabemos que por definição esses dados serão números reais, o tipo de dados para ambas as partes dos dois números complexos será float.
Passo 3
Por fim, só nos resta decidir o tipo do dado opção.
Como todas as opções da calculadora de números complexos se resumem na escolha de um dos seguintes números: 1, 2, 3, 4 e 5 (número inteiros), o tipo ideal para esse dado é int.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)