Suponha que você entrou em um grupo de trabalho para desenvolver um programa científico, esse programa será utilizado para realizar cálculos extremamente complexos e longos com alta precisão.

Em todos os cálculos existe uma constante K = 0 , 154826548256 , como o programa realizará todos esses cálculos, K deverá ser um dado pertencente ao mesmo.

No seu primeiro dia de trabalho, você foi analisar o esboço do programa feito pelos cientistas e observou que o tipo estabelecido por eles ao dado K do programa foi int.

Explique o motivo pelo qual esse tipo não é o ideal e mostre a alteração que deverá ser feita nesse esboço. Além disso, quais são os impactos causados nos cálculos científicos pela não realização dessa simples alteração

Passo 1

A primeira coisa que devemos fazer é entender o motivo do porquê o tipo int não é o ideal.

O dado K possui 12 casas decimais, que seriam completamente ignoradas pelo programa caso ele seja executado no tipo int.

Isso acontece, pois o programa iria apenas pegar a parte inteira da constante, que é 0 . Uma vez que o tipo int não reconhece nada além da parte inteira de um número, é por esse motivo que esse tipo se assemelha muito ao conjunto Z .

Dessa forma, o melhor tipo a ser utilizado com a constante K é aquele que reconhece a parte inteira e real de um número.

Sendo assim, a alteração no esboço deveria ser feita no tipo atribuído ao dado K , substituindo o tipo int pelo tipo float, esse que se assemelha muito ao conjunto R .

Passo 2

Agora que já entendemos o motivo pelo o qual a alteração deve ser feita, vamos compreender as consequências da não realização dela.

Basicamente, os cálculos científicos não teriam precisão nenhuma, pois ao invés do dado K ser igual a 0 , 154826548256 ele teria valor 0 para o programa, ou seja, os cálculos resultariam em dados imprecisos e incorretos que afetariam diretamente o trabalho dos cientistas.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Exercícios Resolvidos de Tipos de dados

Ver Teoria