Você já jogou algum RPG? Se sim, você deve estar acostumado com o conceito de ficha de personagem. A ficha de personagem é onde são colocadas todas as informações sobre um personagem, como a sua história, suas características físicas e os seus atributos.
Implemente uma ficha de personagem simplificada. Ela deve conter os atributos , , e , além de um quinto atributo chamado de . Todos os atributos devem iniciar com o valor 5. Faça também dois métodos: o , que deve imprimir na tela os valores dos atributos, e o , que deve receber como argumentos os valores que devem ser aumentados em cada atributo (exceto o atributos ). Os valores passados para o método devem ter soma máxima de 5 e devem subtrair o valor de , ou seja, será como se esse atributo estivesse sendo distribuído nos demais.
Passo 1
Fala aí, tudo tranquilo?
Nessa questão, vamos criar uma classe para implementar o sistema de ficha de personagem. Vamos chamar essa classe apenas de . Vamos colocar os atributos e as classes assim como descrito no enunciado. Como valores negativos não fazem sentido nessa situação, vamos declarar os atributos e as variáveis recebidas nos parâmetros como do tipo .
Perceba que no método , definimos os parâmetros iniciando com um , isso serve para que saibamos, ao escrever o código, que ele se refere a uma quantidade de pontos que será distribuída.
Passo 2
Vamos agora escrever o método . Vamos começar checando se a quantidade de pontos passados é maior do que a quantidade de pontos disponível. Caso isso seja verdade, vamos imprimir uma mensagem indicando que a quantidade de pontos passados para o método é inválida.
Agora, caso esses pontos sejam válidos, vamos distribuí-los e reduzi-los da quantidade de pontos disponíveis.
Passo 3
Por fim, vamos fazer o método . Nele, vamos imprimir na tela o valor de cada atributo indicando o que ele é.