A produção de café descafeinado consiste em retirar a cafeína sem alterar muito o sabor original do café. Existem diferentes processos para a descafeinação.
Abaixo são apresentadas 2 situações sobre um desses processos:
1 - O processo consiste em utilizar um banho de solvente, como por exemplo o acetato de etila, que dissolve bem a cafeína e dissolve muito pouco os outros componentes do café.
2 - O solvente utilizado em 1 é retirado através de evaporação.
Identifique nas duas etapas qual é o agente de separação.
Passo 1
Na primeira etapa do processo, vemos que um solvente está sendo utilizado pra dissolver a cafeína seletivamente. Ou seja, devido à diferença de solubilidade dos compostos no solvente, a gente consegue obter um produto enriquecido em cafeína, que é separada do resto da mistura.
Nossas opções de agente de separação são energia e matéria. Nessa descrição da etapa um, nem foi falado sobre temperatura ou nada disso, apenas sobre o uso de solvente, portanto o agente de separação é a matéria.
Passo 2
Para a segunda etapa, temos um processo de evaporação. Na evaporação, a gente precisa dar energia para o solvente evaporar, certo? Portanto, o agente de separação dessa segunda etapa é a energia.
Resposta
Na primeira etapa, o agente de separação é a matéria e, na segunda etapa, a energia.