Enunciado
Cálculo - Cálculo Volume 2 - 8ª Edição - James Stewart- Ed: 8º - Capítulo 11.6 - Ex. 1
O que você pode dizer sobre a serie nos casos:
Passo 1
Beleza galerinha?! Em outras palavras a questão quer saber se as séries convergem, divergem, absolutamente convergem ou condicionalmente convergem.
Aqui vemos que em cada uma das alternativas foi aplicado o teste da razão. De fato, o exercício nem nos fornece quem é a série, ele nos apresenta diretamente o resultado do teste da razão. O que simplifica e muito a nossa vida.Claro que é necessário nos lembrarmos o que o teste da razão diz sobre a convergência/divergência de séries.Veja:
Pelo teste da razão, temos que:
- Uma série é absolutamente convergente, (toda série absolutamente convergente é convergente) se
- Se a série é divergente.
Você deve estar se perguntando: “E se o limite for exatamente igual a ?” Bom... nesse caso meu amigo, não podemos dizer nada sobre a convergência da série.
Passo 2
O limite tende para um valor fixo maior que . Pelo teste da razão temos que a série diverge.
Passo 3
O limite tende para um valor fixo menor que . Pelo teste da razão temos que a série é absolutamente convergente (e, portanto, convergente, pois toda série absolutamente convergente é convergente.)
Passo 4
Bem... essa situação é um pouco mais complicada. Quando o limite tende a o teste da razão não é suficiente para sabermos a situação da série. Ou seja, é inconclusivo.
Resposta
Em (a) a serie diverge, em (b) a serie converge e em (c) o teste e inconclusivo.