Com base em considerações de difusão, explique por que a perlita fina se forma sob resfriamento moderado da astenita através da temperatura eutetoide, equanto a perlita grosseira é o produto sob taxas de resfriamento relativamente lentas.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Tudo está relacionado com o tempo permitido para a difusão do carbono.

Se o resfriamento for moderadamente rápido o tempo para a difusão do carbono é menor do que se o resfriamento for relativamente lento.

Portanto, a distância de difusão é de camadas mais curtas e finas em um resfriamento rápido, formando assim uma perlita fina.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cite duas razões pelas quais a martensita é tão dura e frágil.
Determine os limites de resistência à tração aproximados para amostras de uma liga ferro-carbono eutetóide que sofreram os tratamentos térmicos descritos nos itens (a) e (c) do Problema 10.23 .
(a) Descreva sucintamente a diferença microestrutural entre a cementita globulizada e a martensita revenida.(b) Explique por que a martensita revenida é muito mais dura e resistente.
Para um aço eutetóide, descreva tratamentos térmicos isotérmicos que seriam necessários para produzir amostras com as seguintes durezas Rockwell:a) 93 HRBb) 40 HRC(c) 27 HRC
Classifique as seguintes ligas ferro-carbono e suas microestruturas associadas em ordem decrescente de limite de resistência à tração:(a) 0,25 % p C com cementita globulizada(b) 0,25 % p C com perlita