Para cada um dos seguintes pares de semicondutores, decida qual terá a menor diferença de energia de banda, por exemplo, e então cite o motivo de sua escolha. (a) ZnS e CdSe, (b) Si e C (diamante), (c) Al2O3 e ZnTe, (d) InSb e ZnSe, e (e) GaAs e AlP.
Passo 1
Okaaay, sem pânico. Este problema nos obriga a decidir para cada um dos vários pares de semicondutores, que terão a menor diferença de banda de energia e depois citar um motivo para a escolha. (a) O selenieto de cádmio terá uma energia de abertura de banda menor do que o sulfeto de zinco. Ambos são compostos II-VI, e Cd e Se são ambos inferiores verticalmente no periódico (Figura 2.6) do que Zn e S. Ao mover de cima para baixo a tabela periódica, Eg diminui.
(b) O Silício terá uma energia de abertura de banda menor que o diamante, uma vez que Si é menor na coluna IVA da tabela periódica do que C.
(c) O telureto de zinco terá uma energia de abertura de banda menor que o óxido de alumínio. Há uma maior disparidade entre as eletronegatividades para alumínio e oxigênio [1,5 versus 3,5 (Figura 2,7)] do que para zinco e telúrio (1,6 e 2,1). Para os compostos binários, quanto maior a diferença entre as eletronegatividades dos elementos, maior a energia do intervalo de banda.
(d) O antimonido indiano terá uma energia de intervalo de banda menor que a do selenieto de zinco. Estes materiais são compostos III-V e II-VI, respectivamente; Assim, na tabela periódica, In e Sb estão mais próximos horizontalmente do que Zn e Se. Além disso, tanto In e Sb residem abaixo de Zn e Se na tabela periódica.
(e) O arsenieto de gálio terá uma energia de fenda menor do que o fosforeto de alumínio. Ambos são compostos III-V, e Ga e As estão ambos mais baixos verticalmente na tabela periódica do que Al e P.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)