1. Calcule o fluxo de calor através de uma chapa de aço com 10 mm (0,39 in) de espessura se as temperaturas nas duas faces forem de 300 ℃ e 100 ℃ ( 572 ℉ e 21 2 ℉ ); assuma transporte de calor em regime estacionário.

Passo 1

Pra resolver essa questão vamos precisar da fórmula para o fluxo de calor:

q = - k d T d x

Onde q é o fluxo de calor, k é a condutividade térmica do material e a derivada representa o gradiente de temperatura ao longo da espessura da chapa.

Como estamos falando de regime estacionário, podemos substituir essa derivada por deltas, ai nossa conta fica bem mais fácil.

Além disso, antes de começar, vamos ter que dar uma olhadinha na condutividade térmica do aço lá na Tabela 19.1 do livro!

k = 51,9 W m K

Passo 2

Agora vamos substituir os valores na fórmula:

q = - 51,9 ( 300 - 100 ) 0,010

q = - 1038000 W / m ²

Resposta

q = - 1038000 W / m ²

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

a) Quais são as unidades para o parâmetro de resistência ao choque térmico (RCT)?b) Classifique os seguintes materiais cerâmicos de acordo com suas resistência ao choque térmico: vidrocerâmica (Pyrice
A equação 19.9, para a resistência ao choque térmico de um material, é válida para taxas transferências de calor relativamente baixa. Quando a taxa for alta, então no resfriamento de um corpo, a varia
Qual é a natureza das tensões superficiais no aquecimento?
Explique sucintamente por que podem ser introduzidas tensões térmicas em uma estrutura devido a um aquecimento ou resfriamento rápido.
O transporte de calor em regime não estacionário pode ser descrito pela seguinte equação diferencial parcial: ∂ T ∂ t = D T ∂ ² t ∂ x ² ² ²Em que D T é a difusividade térmica; essa expressão é o equiv