Dentre os seguintes materiais, quais você espera que sejam elastômeros e quais espera que sejam polímeros termofixos à temperatura ambiente? Justifique cada escolha.

  1. Epóxi com estrutura em rede
  2. Copolímero poliestireno-butadieno aleatório levemente dotado de ligações cruzadas, com temperatura de transição vítrea de -50ºC.
  3. Politetrafluoretileno levemente ramificado e semicristalino, com temperatura de transição vítrea de -100ºC.
  4. Copolímero polietileno-propileno aleatório com alto nível de ligações cruzadas, com temperatura de transição vítrea de 0ºC.
  5. Elastômero termoplástico com temperatura de transição vítrea de 75ºC.

Passo 1

Essa pergunta pede para que a gente escolha em uma lista de materiais aqueles que a gente acha que sejam elastômeros e aqueles que seriam polímeros termoendurecíveis.

Na letra a:

Epóxi com uma estrutura de rede será um polímero termoendurecido, uma vez que possui uma estrutura de rede. Não seria um elastômero, pois não possui uma estrutura de cadeia reticulada.

Passo 2

Letra b:

Um copolímero aleatório de poli (estireno-butadieno) levemente reticulado que tem uma temperatura de transição vítrea de -50 ° C será um elastômero, porque:

1- é um copolímero aleatório

2- é levemente reticulado e

3- está sendo reticulado usado a uma temperatura acima da sua transição vítrea.

Todos esses três critérios são requisitos para um elastômero.

Passo 3

Letra c:

O PTFE levemente ramificado e semicristalino não seria um elastômero nem um termofixo. Não tem reticulação nem estrutura de rede.

Passo 4

Letra d:

Um copolímero aleatório de poli (etileno-propileno) fortemente reticulado seria um termoendurecível, na medida em que está fortemente reticulado.

Passo 5

Letra e:

Um elastômero termoplástico que tem uma temperatura de transição vítrea de 75 ° C não é um elastômero nem um termofixo. Por ser um termoplástico, não é um termofixo. Além disso, a temperatura ambiente está abaixo da temperatura de transição vítrea e, portanto, não exibirá comportamento elastomérico.

Resposta

  1. Epóxi com uma estrutura de rede será um polímero termoendurecido, uma vez que possui uma estrutura de rede. Não seria um elastômero, pois não possui uma estrutura de cadeia reticulada.
  2. Um copolímero aleatório de poli (estireno-butadieno) levemente reticulado que tem uma temperatura de transição vítrea de -50 ° C será um elastômero, porque:
  3. 1- é um copolímero aleatório

    2- é levemente reticulado e

    3- está sendo reticulado usado a uma temperatura acima da sua transição vítrea

  4. O PTFE levemente ramificado e semicristalino não seria um elastômero nem um termofixo. Não tem reticulação nem estrutura de rede.
  5. Um copolímero aleatório de poli (etileno-propileno) fortemente reticulado seria um termoendurecível, na medida em que está fortemente reticulado.
  6. Um elastômero termoplástico que tem uma temperatura de transição vítrea de 75 ° C não é um elastômero nem um termofixo. Por ser um termoplástico, não é um termofixo. Além disso, a temperatura ambiente está abaixo da temperatura de transição vítrea e, portanto, não exibirá comportamento elastomérico.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Para cada um dos seguintes pares de polímeros, trace e identifique em um mesmo gráfico as curvas esquemáticas tensão-deformação [isto é, trace gráficos separados para os itens (a), (b) e (c) ].Polipro
A partir dos dados de tensão-deformação do poli (metil metacrilato) mostrados na Figura 15.3, determine o módulo de elasticidade e o limite de resistência à tração à temperatura ambiente [20 ° C (68 °
Calcule os módulos elásticos para os seguintes polímeros Polietileno de alta densidadeNáilon Fenol-formaldeído (baquelite) Como esses valores se comparam com os apresentados na Tabela 15.1 para os mes
Com suas próprias palavras, descreva brevemente o fenômeno da viscoelasticidade. A explicação da viscoelasticidade é dada na Seção 15.4.Para o fenol-formaldeído (baquelite), determine o seguinte: O li
Com suas próprias palavras, descreva brevemente o fenômeno da viscoelasticidade. A explicação da viscoelasticidade é dada na Seção 15.4.Descreva sucintamente com suas palavras o fenômeno da viscoelast