Explique sucintamente

  1. Por que pode haver uma dispersão significativa na resistência à fratura para alguns dados materiais e cerâmicos, e
  2. Por que a resistência à fratura aumenta com a redução do tamanho da amostra.

Passo 1

Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.

Uma dispersão significativa na resistência à fratura de materiais cerâmicos ocorre dependendo da probabilidade da existência de um minuto de estresse que é capaz de iniciar uma rachadura.

A existência desse processo pode variar de amostra para amostra do material original e depende de técnicas de fabricação, como na formação do vidro onde a pressão que atua para fabricar o componente pode introduzir algumas tensões.

Os tratamentos pós fabricação como o recozimento e o revenimento podem aliviar as tensões de fabricação, mas levam a choques térmicos, o que pode levar ao desenvolvimento de rachaduras ao longo da superfície.

Passo 2

Para responder o item (b) podemos utilizar a expressão para a resistência à fratura. Para uma seção circular, temos que:

σ = F f L π R 3

Para uma seção retangular temos que:

σ = 3 F f L 2 b d 2

Observe que se nós aumentarmos o tamanho de cada amostra, independente se seja de perfil retangular ou circular, o comprimento, largura, profundidade, e volume aumentarão simultaneamente. Por isso a força de flexão ou fratura diminuirá.

Se o tamanho e o volume da amostra diminuírem, a resistência à fratura aumenta.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A resistência à fratura do vidro pode ser aumentada por um ataque químico que remove uma fina camada superficial. Acredita-se que o ataque químico pode alterar a geometria das trincas superficiais (is
O limite de resistência a tração de materiais frágeis pode ser determinado usando uma variação da E q u a ç ã o8.1 çã . Calcule o raio crítico da ponta de uma trinca em uma amostra de A l 2 O 3 , que