Velocidade de nucleação e crescimento
Produzido por Erick PinhoTeoria
Fala aiiiii pessoal!
Vimos no tópico anterior que a formação de um núcleo no meio do metal líquido sem a participação de um substrato é chamada de nucleação homogênea. Em geral, contudo, a nucleação tende a ocorrer nas superfícies de um molde, em partículas de outras fases, sendo chamada, nestes casos, de nucleação heterogênea.
Mas e com qual velocidade isso ocorre? Vamos descobrir?
Velocidade global
A velocidade global dependerá das velocidades de nucleação e crescimento. As velocidades de nucleação e de crescimento tendem, em geral, aumentar com o afastamento da temperatura de equilíbrio, devido ao aumento da força motriz, e o que é força motriz mesmo? Em belas palavras nada mais é que a força que move, que produz movimento.
Quando ocorrer o super- resfriamento a mobilidade dos átomos dentro de um material (difusão) pode se tornar extremamente pequena e dificultar tanto a nucleação quanto o crescimento, reduzindo a velocidade de nucleação.
Classificações das velocidades de nucleação
- Velocidade de resfriamento baixa:
- Velocidade de resfriamento elevada:
- Velocidade de resfriamento muito elevada:
A nucleação ocorre devagarzinho favorecendo para o crescimento de pequenas quantidades de núcleos.
A nucleação ocorre rapidamente devido a elevada velocidade de nucleação e crescimento. E a característica da estrutura é de ser mais fina, ou seja, com um tamanho de grão menor.
Se reduzir muuuuito a temperatura do material, pode ocorrer o “suprimento” da nucleação e a fase instável não se altera por um bom período de tempo ou pode sofrer algum outro tipo de transformação de fase, diferente da prevista no diagrama de equilíbrio.
Bora realizar os exercícios de fixação?
Vamos praticar um pouco :D