Classificar os componentes do sistema de controle de malha fechada da velocidade de um carro. Considere os seguintes componentes: passageiro, acelerador, velocidade do veículo, velocímetro.
Passo 1
Então galera, nesse tipo de questão, realizamos uma análise do macro para o micro. E nós fazemos a seguinte pergunta nessa ordem:
O que? Quem? Como? Como?
Primeiro perguntamos o que queremos controlar, depois quem irá promover esse controle.
Encontrado esses dois componentes, partimos para o Como vamos alterar esse sistema (atuador) e em seguida para o Como vamos saber o que está acontecendo no sistema (sensor).
Com essas perguntas respondidas, conseguimos definir o nosso controlador.
Passo 2
Bora lá então, o que queremos controlar? Quando respondermos essa pergunta, teremos a variável de saída do sistema de controle.
Nesse caso, o objetivo principal é que a velocidade do carro seja mantida na faixa desejada, portanto é ela que devemos controlar e é ela que é a variável de saída do sistema.
Mas quem vai promover esse controle? Ora, quem controla a velocidade do carro é o motorista né. Ele que pisa mais ou menos no acelerador, portanto, o motorista é o controlador.
Passo 3
Mas agora como o passageiro controla a velocidade? Pisando mais ou menos no acelerador, como eu disse ali em cima, logo, o acelerador é o nosso atuador.
E como o motorista sabe se ele deve pisar mais ou menos no acelerador? Olhando para o velocímetro e vendo a velocidade atual do carro. Sendo assim, o velocímetro é o nosso sensor.
Resposta
- Controlador: Passageiro
- Atuador: Acelerador
- Sensor: Velocímetro
- Variável de saída: Velocidade do carro