Deduza uma fórmula que calcule a quantidade estequiométrica de ar necessária para queimar de um hidrocarboneto qualquer .
Passo 1
Tudo bem, querid@s? Partiu fazer um exercício de cálculo de quantidade estequiométrica de ar?
O exercício quer que a gente calcule a menor quantidade de de ar seco que faça de passar por uma combustão completa. Em outras palavras, ele quer saber quantos de ar temos que usar pra transformar em e ! A equação da combustão abaixo mostra os reagentes e produtos da combustão completa de .
onde , , e são os coeficientes estequiométricos da equação química da combustão.
Como o ar é composto de e , a quantidade de de ar é a soma entre a quantidade de de do ar e a quantidade de de .
Para achar o valor do coeficiente vamos precisar fazer o balanço químico da equação de combustão.
Passo 2
Fazer o balanço da equação é a mesma coisa que fazer os elementos químicos do lado esquerdo terem a mesma quantidade de que dos elementos químicos do lado direito! Ou seja, a quantidade de do lado esquerdo deve ser igual à quantidade de do lado direito. Por isso, os de dos reagentes deve ser igual aos de dos produtos.
Antes de achar o coeficiente , precisamos calcular o coeficiente através do balanço de hidrogênio ! De acordo com esse balanço, os de dos reagentes precisam ser iguais aos de dos produtos.
O coeficiente pode ser encontrado fazendo o balanço de oxigênio . Pra isso, os de presentes nos reagentes têm que ser iguais aos de dos produtos.
Substituindo na fórmula de :