Calcule .
Passo 1
E aiii galera, beleza? Essa questão pede o valor da corrente no resistor de 4 Ω. Uma boa forma de resolver esse problema é usando análise nodal!
Relaxa, é o seguinte, se liga nessa figura:
Note que estão marcados os pontos A, B, C, D, E, F, G e H. Esses são os nós! Aí a gente pode analisar em cada um desses pontos as correntes que estão entrando e saindo, beleza? Vamos lá!
Passo 2
Agora, para facilitar, vamos chamar de a corrente que sai de C e passa pelo resistor de 6Ω:
Beleza! Mas e agora? Bom, agora vamos analisar as correntes que entram e saem em cada ponto.
Vamos começar pelo ponto A. A fonte de corrente de 8 A garante que naquele fio está passando uma corrente de 8 A, então, no ponto A temos uma corrente de 8 A entrando e saindo. Desse modo, a corrente que está fluindo de A para B é .
Show, agora vamos fazer a mesma coisa para os próximos pontos! No ponto B está entrando e também vindo da fonte de corrente entre B e F. Então, a corrente que está saindo de B é . Essa corrente que sai de B é a mesma que entra em C. Como chamamos a corrente que sai de C para E passando pelo resistor de 6 de , e esta está saindo de C, então a corrente que sai de C para D é . Opa, pera aí! Mas tem uma fonte de corre entre C e D né?? Então isso garante que entre C e D a corrente é 4 A!!
Passo 3
Show!! Então agora é só igualar o que achamos para as correntes entre C e D:
Eita, mas agora precisa de mais uma equação para achar né? Agora a gente mata essa charada! Note que os pontos A, B e C são equipotenciais, assim como os pontos D, E, F, G e H. Isso significa que a diferença de potencial entre C e E e entre A e G são as mesmas!
Ufa! Então é só igualar né? Então, assim temos:
Substituindo na equação anterior temos:
O sinal negativo indica que as correntes estão no sentido contrário que adotamos.
É isso, vamos pra próxima?! :D