Enunciado
Elétrica - Johnson, D. E., Hilburn, J. L., Johnson, J. R. - Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos, PHB- Ed: 4º - Capítulo 8.2 - Ex. 4
Calcule i para , se o circuito está em regime permanente em .
Passo 1
Olá pessoal! É sempre um prazer ajudar vocês nessas questões, vamos lá.
O enunciado da questão foi bem direto e já sabemos o devemos calcular i para e para isso temos que levar em consideração os valores em . Sendo assim, o circuito para é o seguinte:
Com ele representado graficamente devemos encontrar o valor da tensão do capacitor, sendo que o circuito se encontra em regime permanente. Entretanto, por causa da forma como o capacitor está localizado fica difícil encontrar a sua tensão então vamos atrás da tensão que corresponde aos resistores de 12 Ω e 6 Ω que, pelos conhecimentos que temos, têm a mesma tensão do capacitor, mas o resistor de 2 Ω é desconsiderado devido à configuração do circuito.
Passo 2
Com o valor dessa tensão podemos prosseguir para o cálculo da corrente para e vemos que a configuração do circuito fica da seguinte forma:
Com isso podemos calcular a constante de tempo da tensão do capacitor que é:
Agora calculamos a corrente total que passa pelo circuito, mas agora levando em consideração o resistor de 2 Ω:
Passo 3
Finalmente, com o valor da corrente que passa no circuito na nova configuração se aplica o divisor de corrente e temos o seguinte valor: