Enunciado

Calcule a função no domínio tempo representada pelos fasores (a) 10   ∠ - 17 ° , (b) 6 + j 8 , e (c) - j 6 . Em todos os casos, ω = 3 .

Passo 1

Faaala, galerinha!! Como vocês estão? Partiu resolver mais uma questãozinha?

Para essa questão aqui, devemos primeiramente fazer uma observação: o valor de ω fornecido no enunciado, será o valor que está acompanhado de t (multiplicando t), em todas as situações a, b e c, pedidas no enunciado.

Isso se dá pois devemos considerar o seguinte:

V m   ∠   θ       [ I ]

Onde calculando para o domínio tempo, temos:

v = V m cos ⁡ ω t + θ       [ I I ]

Passo 2

Tendo em vista as equações passadas no passo anterior, agora é só substituir:

Do enunciado temos que: (a) 10   ∠ - 17 ° . Portanto, teremos:

v = 10 cos ⁡ ( 3 t - 17 ° )

Prontinho, pessoal!! Bora resolver mais uma questão juntos?

Resposta

10 cos ⁡ ( 3 t - 17 ° )

Exercícios de Livros Relacionados

Mostre, calculando a função de transferência V 2 ( s ) / V 1 ( s ) , a resposta em amplitude, o ganho eω c , que o circuito é um filtro passa-altas de terceira ordem.
Use os resultados do Prob. 15.24 para projetar um filtro corta-faixa com ω 0 = 1 r a d / s , Q = 2 e um ganho de 1 / 2 .
Altere em escala a impedância e a frequência no circuito do Prob. 15.1c o mR = 1 Ω , L = 0,5 H e C = 0,02F para obter um filtro passa-faixa com freqüência central f 0 = 10 5H z , com índice de mérito
Mostre que a função de rede do circuito dado é H ( s ) = V 2 V 1 = K s 2 + 1 s 2 + ( 1 / Q ) s + 1 Desta forma o circuito é um filtro corta-faixa com frequência central (rejeição) ω 0 = 1 r a d / s .
Mostre, calculando H = V 2 / V 1 , que o circuito dado é um filtro passa-faixa e calcule a freqüência central e a faixa de passagem. Altere em escala o circuito de forma que a freqüência central seja