Enunciado
Elétrica - Johnson, D. E., Hilburn, J. L., Johnson, J. R. - Fundamentos de Análise de Circuitos Elétricos, PHB- Ed: 4º - Capítulo 2.3 - Ex. 3
Uma carga resistiva requer 4V e dissipa 2W. Uma tensão de 12V está disponível, através de uma bateria, para alimentar a carga. Em relação à Fig, 2.14, se R2 representa a carga e v a bateria de 12V calcule (a) a corrente i, (b) o valor necessário da resistência R1 e (c) a mínima wattagem de R1.
Passo 1
Primeiro, temos que saber o que significa uma carga.
Uma carga é um elemento ou um conjunto de elementos conectados entre os terminais de saída e nesse caso, é um resistor.
A questão está pedindo para acharmos a corrente total do circuito o valor de R1 e a potência de R1.Agora, vamos descobrimos a corrente que está circulando no circuito pela fórmula de potência:
Passo 2
Agora, vamos descobrir o R1 do circuito, mas antes precisamos do (o valor total das resistências). Como já foi dado o valor da fonte de tensão é 12V e descobrimos o valor da corrente no item (a). Então, pela lei de ohm:
Ω
Agora, pra saber o valor do , também vamos usar a lei de Ohm. Lembrando que o valor de já foi dado no enunciado, onde diz que uma carga resistiva requer 4V. Então:
Ω
Falta pouco! Para sabermos o valor de R1 basta subtrairmos os dois valores encontrados, Rs e R2.
Passo 3
Para saber a potência no R1 temos que saber a tensão que está passando no resistor. Já sabemos o valor de R1 e a corrente do circuito, que é a mesma nos dois resistores por estarem em paralelo, então pela lei de ohm:
V
E, agora, só vamos aplicar na fórmula de potência:
Facinho né?!
Resposta
Ω