Os elementos no circuito da Figura 2.24 têm os seguintes valores: R1 = 20 kV, R2 = 80 kV, RC = 0,82 kV, RE = 0,2 kV, VCC = 7,5 V, V0 = 0,6 V e b = 39.
a) Calcule o valor de i B em microampères.
b) Suponha que um multímetro digital, quando usado como um amperímetro cc, tenha uma resistência de 1 kV. Se o medidor for inserido entre os terminais b e 2 para medir a corrente i B, qual será a leitura do medidor?
c) Usando o valor de i B calculado em (a) como o valor correto, qual é o erro percentual na medição?
Passo 1
Belezaaa?! Espero que sim, e espero também que tenha pego o lápis e o papel, não quero você sem entender o que iremos fazer. Preste muita atenção!!!
- Primeiramente iremos equacionar nosso circuito, só assim iremos conseguir encontrar os valores que precisamos. Primeiro iremos equacionar uma equação no sentido horário para o circuito inteiro, e uma outra, no sentindo anti-horário, para o Loop superior a esquerda.
- Se usarmos o amperímetro, a eq (1) é a mesma, porém a eq (2) mda
Da eq (1) nós podemos escrever
E usando a eq (2)
Passo 2
Da eq (1)
Da equação (2)
Passo 3
Resposta
- 225
- 216
- =-4%
Exercícios de Livros Relacionados
Construa um divisor de tensão com uma fonte de 60 V e vários resistores de 10 kΩ. Calcule o número mínimo de resistores necessários, se a tensão de saída é (a) 40V e (b) 30V.
Calcule i e a potência entregue ao resistor de 4Ω.
Projete um divisor de tensão que forneça 2, 6, 10, 24 e 40 V, referente a um terminal negativo comum, a partir de uma fonte de 50 V, que fornece 100 mW de potência.
Calcule todas as tensões de saída possíveis, inferiores a 14 V, que podem ser obtidas pela construção de divisores de tensão com uma fonte de 14 V em série com três resistores cujos valores são, respe
Projete um divisor de tensão que forneça 4, 10 e 20 V, referente a um terminal negativo comum, a partir de uma fonte de 25 V. A fonte fornece 25 mW de potência.