Seu laboratório tem disponível um grande número de capacitores de 10 μ F na faixa de 300 V . Para projetar um banco capacitivo de 40 μ F na faixa dos 600 V , quantos capacitores de 10 μ F são necessários e como você o interligaria?

Passo 1

Com capacitores de 10 μ F na faixa de 300 V desejamos montar um banco capacitivo de 40 μ F   na faixa do 600 V . Para isso, devemos nos lembrar da associação de capacitores em paralelo e em série onde para a associação em paralelo somam-se as capacitâncias e estão em um mesmo potencial, já para a associação em série vamos somar as diferenças de potenciais mas a capacitância equivalente vai ser dada pela soma dos inversos. Então, para resolvermos o problema utilizaremos 8 grupos de capacitores associados em paralelo (para alcançar a capacitância necessária), onde cada grupo possui 2 capacitores associados em série (para se obter a voltagem necessária).

Resposta

8 grupos de capacitores associados em paralelo (para alcançar a capacitância necessária), onde cada grupo possui 2 capacitores associados em série (para se obter a voltagem necessária).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados