a) Verifique se a Equação 9.9 é a solução da Equação 9.8. Isso pode ser feito substituindo-se a Equação 9.9 no lado esquerdo da Equação 9.8 e, então, observando se o resultado é igual ao do lado direito para todos os valores de t . 0. Em t = 0, a Equação 9.9 deve reduzir-se ao valor inicial da corrente. b) Visto que a componente transitória desaparece com o passar do tempo e que nossa solução deve satisfazer a equação diferencial para todos os valores de t, a componente de regime permanente, por si, também deve satisfazer a equação diferencial. Verifique essa observação mostrando que a componente de regime permanente da Equação 9.9 satisfaz a Equação 9.8.

Passo 1

Saaaalve galerinha. Tudo bem com vocês? Então bora lá. Pro item a), temos que os valores numéricos dos termos da eq da 9.8 são:

Substituindo esses valores na equação da 9.9:

Passo 2

Aqui no item b), o componente transiente:

Componente do estado estacionário:

Já no item c), temos que por direta substituição na equação 9.9 no item a,

Passo 3

No item d) resolvendo por partes, tudo está na equação! Temos:

No item e), pra finalizar, temos que a tensão corrente atrasa a tensão em 36.87 graus.

Resposta

R e s p o s t a   n o s   p a s s o s

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a corrente I e o seu sentido para cada circuito mostrado na Figura. Antes de calcular a corrente I , redesenhe cada circuito com uma única fonte de tensão.
Derive:i_g = 18 - 10 cos t - 39 cos 2 t + cos 3 t
O valor eficaz da tensão senoidal na tomada de uma residência na Escócia é 240 V. Qual é o valor máximo da tensão na tomada?
Demonstre que:int_(t_0)^(t_0 + T) V_m^2 cos^2 (omega t + varphi) d t = (V_m^2 T)/(2)