Exercícios Resolvidos de Entrada de dados

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que leia os valores de a, b, c, d e e, e exiba a área total do polígono irregular:

Passo 1

Cara, nesse exercício a gente precisa lembrar um pouquinho de geometria. Mas pra resolver ele a gente precisa antes conseguir os valores de a,b,c,d,e. Pra isso, a gente precisa usar a função input().

Repara que a gente tá colocando o input() dentro do float(). Isso é porque a função input() sempre retorna uma string (texto). Como a gente vai fazer contas matemáticas com esses dados, precisamos que eles sejam dados numéricos.

Além disso, esses números não precisam ser inteiros, por isso a gente usou float(), que representa números reais (não esquece que o separador decimal em Python é ponto em vez de vírgula).

Agora que a gente já tem as variáveis, a gente pode calcular a área do polígono como a soma das áreas das regiões menores, que a gente sabe calcular. Vamos fazer uma de cada vez!

Passo 2

Vamos começar calculando a área das seguintes regiões:

Nessa parte a gente vai usar a fórmula da área do retângulo, que é:

Então, bora passar isso pra Python!

Criamos uma variável nova, onde vamos armazenar o somatório das áreas. Começamos calculando a área do retângulo de base e altura a e b. Depois somamos a esse valor o a área do segundo retângulo, de área c*d. Repara o uso do operador +=, que significa incremento. Ou seja, a gente tá somando com o valor que já tinha dentro da variável. Depois de rodar esse código, a variável “area” vai conter o somatório das duas áreas calculadas.

Show! Vamos calcular o resto agora.

Passo 3

Cara, se você olhar bem, tem um triângulo retângulo ali no meio!

Repara que a gente precisa saber a hipotenusa desse triângulo pra poder calcular a área do retângulo de lado “e”. Vamos começar calculando essa hipotenusa usando o teorema de pitagorinhas!

Vamos passar essa conta pra Python!

Se liga que eu to fazendo raiz quadrada usando expoente fracionário, pois elevar a ½ é a mesma coisa que tirar raiz quadrada, ok?!

Agora vamos calcular as áreas restantes!

Passo 4

Depois de calcular a hipotenusa, a gente pode calcular a área do retângulo de base e e altura hip, e acrescentar essa área no somatório!

Aí a gente também precisa calcular a área do triângulo do meio.

Passando essas continhas pra Python, vai ficar assim:

Repara que a gente só criou a variável na primeira vez que calculamos a primeira área. Depois a gente foi só incrementando. Afinal, queremos o somatório, né?!

Por último a gente só precisa exibir o resultado pro usuário.

Passo 5

Pra exibir o resultado pro usuário, vamos usar o famigerado comando print().

Obs: na hora de exibir, estamos convertendo nossa área, que é um valor real, pra texto! Fizemos isso usando o comando str(), beleza?? A gente uniu os dois textos com o operador matemático “+”. Quando usamos esse operador em dois textos, a gente consegue unir eles! Esse processo se chama concatenação, e a gente vai debater mai sobre futuramente, beleza??

Valeuuu!

Resposta