Faça um programa que leia o raio e a altura de um cilindro reto e imprima as áreas da base, lateral e total de um cilindro reto.
Passo 1
Coeee, comandante! Nesse exercício aqui a gente precisa lembrar lá da matemática as fórmulas de geometria do ensino médio.
Se tu não lembra, relaxa! Vem comigo que é sucesso.
Vamos, primeiramente, lembrar o que é um cilindro. Imagina um círculo. Imaginou? Agora imagina se esse círculo tivesse uma altura... Foi? Mentalizou? É um bagulho +/- assim:
Agora que você lembrou o que é um cilindro, vamos definir um passo a passo que resolve nosso problema:
- Perguntar pro usuário o raio da base e a altura do cilindro
- Calcular a área da base
- Calcular a área da lateral
- Exibir pro usuário a área da base, a área da lateral e a área total
Então vamo lá, vamos começar perguntando pro usuário qual o raio da base e a altura do cilindro. Pra perguntar alguma coisa pro usuário, a gente usa o comando input().
Como os valores de raio e altura são valores reais (número com vírgula), a gente vai converter a resposta do comando input() pra um valor real. Em Python, números reais têm o nome de float. Vamo lá:
Assim, a gente converte o valor das respostas do usuário pra números reais. Agora, bora pro segundo passo??
Passo 2
Cara, agora que tu visualizou o que é um cilindro, tu já deve ter visto que a base é um círculo. E a gente sabe calcular a área do círculo, né?
Ou seja, pra calcular a área da base a gente só precisa do raio da base. E isso a gente tem, né? Esse número foi dado pelo usuário. Então, vamos criar uma variável e guardar dentro dela o resultado dessa continha:
Lembra do operador **? Esse é o operador de exponenciação. Ou seja, a gente pegou o número Pi (3.14) e multiplicou pelo raio ao quadrado. O resultado dessa conta vai ficar salvo na variável area_base.
Partiu passo 3?
Passo 3
Agora que a gente já calculou a área da base, a gente precisa calcular a área da lateral também. Se você lembra bem, a área da lateral do cilindro é dada por:
Então, bora calcular:
Assim, a gente criou uma variável chamada area_lateral e salvou dentro dela a área da lateral desse cilindro. Partiu passo 4!!
Passo 4
Agora a gente precisa exibir o valor das áreas do passo 2 e 3, e depois exibir a soma desses depois.
Pra gente exibir algo pro usuário, a gente precisa usar o comando print(), passando como parâmetro os dados que a gente quer exibir. Vamo lá!
A gente usou o comando print() três vezes, pra exibir um dos dados de cada vez. Repara que a gente, no terceiro print, fez a soma direto dentro da função.
Também podia ter criado mais uma variável pra guardar a soma, mas é legal você lembrar que não existe só uma forma de fazer! Em programação, existem várias respostas certas, beleza???
Agora bora testar nosso programa:
Eu digitei 2 pra base e 3 pra altura, e o resultado foi esse aí. Nosso programa tá funcionando, e a gente pode executar de novo com valores diferentes, beleza?
Valeu!!