Utilize um loop para calcular a soma dos números naturais de 0 a 100.
Passo 1
Vamos nessa, galera!
A questão é bem boazinha, e já diz pra gente qual laço devemos usar: o . O que vamos fazer é criar duas variáveis, uma pra guardar o valor da somado, chamada , e outra pra ser a variável contadora do nosso loop, chamada .
A variável vai começar com o valor , e a cada iteração do laço vamos adicionar o valor de na variável . Como a variável contadora assume os valores de 0 a 100 quer a gente quer somar, vamos usar ela pra essas 2 funções: controlar o loop e somar os números.
Então vamos declarar a variável contadora que deve ser do tipo inteiro. E como estamos somando números inteiros, vamos declarar a variável do tipo inteiro inicializada com o valor .
Passo 2
Agora vamos construir o nosso loop.
Primeiro vamos iniciar a variável contadora no valor , pois o nosso objetivo é somar os valores de , então não há necessidade de começar do zero.
A questão pede pra somar de zero até cem, então o loop deve continuar enquanto for menor ou igual a . Quando o valor de atingir 101, o loop deve ser quebrado.
Por fim, o valor de tem que aumentar de um em um, então vamos usar o operador de incremento
E isso tudo a gente escreve ali na linha 09, quando iniciamos o . Dentro do parênteses à direita do , escrevemos o valor inicial da variável (, o critério para que continuemos dentro do loop () e o comando pra incrementar a variável em 1 a cada rodada (). As 3 informações separadas por ponto e vírgula.
Dentro do laço vamos escrever nossa operação.
Para cada iteração nós vamos adicionar o valor ao valor já existente na variável . E o valor desse resultado vai ser atribuído como um novo valor à variável . Então podemos usar a seguinte expressão:
E com isso a gente termina o nosso laço.
Passo 3
Pra finalizar a questão, vamos exibir o valor calculado. Pra isso é só a gente usar o .
Cuidado pra não escrever esse comando dentro do loop, senão seu programa vai imprimir 100 mensagens pro usuário.
E prontinho! Questão finalizada.