Uma equação do segundo grau do tipo .
Faça um programa que receba os valores de , e e calcule as raízes da equação.
Passo 1
E aí pessoal, vamos resolver esse programinha. Pra começar vamos entender a questão e pensar nas necessidades do programa.
Primeiro de tudo, a gente certamente vai precisar incluir as funções matemáticas do C++: .
A questão afirma que vamos precisar receber três variáveis do usuário. Então vamos declarar as variáveis , e , do tipo para possibilitar valores reais de até 4 casas decimais.
O objetivo da questão é encontrar as raízes da equação de segundo grau, então vamos relembrar a Fórmula de Bháskara:
Então vamos precisar de uma variável para guardar o valor de e duas variáveis para conter as raízes da equação. Então vamos declarar as variáveis , e do tipo float.
Passo 2
Agora vamos receber os valores do usuário. Com o informamos o que queremos, e com o recebemos os valores do usuário.
Passo 3
Agora é hora da matemágica!
Primeiro vamos calcular o . Pra isso vamos usar a função para elevar ao quadrado.
Show! Mas a gente não pode esquecer que dependendo do valor de a equação pode ter duas, uma ou nenhuma solução. Pra resolver isso iremos usar a estrutura
- No primeiro caso, se a equação tem duas soluções. Vamos iniciar um comando para quando vamos calcular as duas raízes da equação e logo em seguida vamos imprimir a saída pro usuário.
- Se a equação não tem solução. Vamos então usar o comando com a condição . Então quando o delta for negativo vamos imprimir uma mensagem informando que a equação não tem solução.
- E o último caso é quando a equação tem uma solução. Como é a única opção restante, podemos usar o comando . Nesse caso vamos calcular apenas o valor de , e vamos imprimir uma mensagem na tela informando que e têm o mesmo valor.
E prontinho! Questão resolvida!