13 - (UFB) Um corpo de massa 1 kg , partindo do repouso em A , desce o plano inclinado AB e, em seguida desliza na superfície plana e horizontal BC , parando em C , após percorrer 4 m nessa superficie. O coeficiente de atrito entre o corpo e as duas superfícies é o mesmo e vale 0,2 . Considere cosq , senq e determine:
b) a variação de velocidade entre as posições inicial e final.

Passo 1

Vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um corpo de 1 kg que parte do repouso no ponto A, desce um plano inclinado AB e depois desliza sobre uma superfície plana e horizontal BC, parando no ponto C após percorrer 4 metros nessa superfície. O coeficiente de atrito em ambas as superfícies é 0,2. Nos são dados os valores de cosθ = 0,8, senθ = 0,6 e a aceleração da gravidade g = 10 m/s². O que precisamos encontrar é a variação da velocidade entre a posição inicial (A) e a posição final ©.
Aqui, vamos usar conceitos de cinemática e dinâmica relacionados ao movimento em planos inclinados e ação da força de atrito.

Passo 2

Primeiro, vamos entender que o corpo parte do repouso, ou seja, sua velocidade inicial no ponto A é zero ( ).

Passo 3

Ao descer pelo plano inclinado AB, o corpo ganha velocidade devido à componente da força da gravidade que atua ao longo do plano. A força que faz o corpo descer é dada por:
Substituindo os valores:
²

Passo 4

A força de atrito que atua contra o movimento é calculada por:
Onde é a força normal, que no plano inclinado é:
²
Então:

Passo 5

A força resultante que acelera o corpo no plano inclinado é:
A aceleração ( ) é:
²

Passo 6

Usando a equação de movimento para o plano inclinado, onde o corpo parte do repouso:
Aqui, é o comprimento do plano inclinado AB. Porém, a questão não fornece esse valor, então vamos considerar que a velocidade no ponto B será usada posteriormente quando o corpo deslizar na superfície horizontal.

Passo 7

Na superfície horizontal BC, a única força que atua contra o movimento é a força de atrito:
²
A aceleração (na verdade, desaceleração) é:
²

Passo 8

Para parar após 4 metros na superfície horizontal, podemos usar:
Aqui, (parando), , e ²:
²

Passo 9

A velocidade inicial no ponto A era 0 m/s e no ponto C também é 0 m/s. A variação da velocidade ( ) é:

Resposta

A variação de velocidade entre as posições inicial e final é de 0 m/s.

Exercícios relacionados

Um menino faz girar uma pedra, com velocidade constante, em um círculo horizontal a acima do solo, por meio de um barbante de de comprimento. O barbante arrebenta e a pedra é lançada horizontalmente, batendo no chão a de distância. Qual era a aceleração centrípeta da pedra durante seu movimento circular?
18 - Um objeto de 6 kg está conectado a uma mola de constante elástica . Quando solto, ele passa a se movimentar com uma velocidade de . Com base nisso, determine a elongação da mola após o objeto ser solto.
Um rifle, cuja velocidade de disparo é de , é usado para atirar em um alvo a 45 m de distância, situado à mesma altura do cano da arma. Para que posição acima do alvo, na vertical, o rifle deverá ser apontado de modo que a bala o atinja ?
A segunda lei de Newton é válida para um observador no interior de um veículo que está acelerando, parando ou fazendo uma curva? Explique.