Dos 30 funcionários de uma empresa, 10 são canhotos e 25 vão de ônibus para o trabalho. Escolhendo ao acaso um desses empregados, qual a probabilidade de que ele seja canhoto e vá de ônibus para o trabalho?

Passo 1

Vamos entender o que a questão está nos pedindo. Temos uma empresa com 30 funcionários, dos quais 10 são canhotos e 25 vão de ônibus para o trabalho. Queremos descobrir qual a probabilidade de, ao escolhermos um funcionário aleatoriamente, ele seja canhoto e vá de ônibus. Para resolver isso, vamos usar conceitos básicos de probabilidade e contagem de eventos.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar o total de maneiras possíveis de selecionar um funcionário. Como há 30 funcionários, existem 30 possibilidades.

Passo 3

Agora, precisamos descobrir quantos funcionários são canhotos e também vão de ônibus. Sabemos que 10 são canhotos e 25 vão de ônibus. Para encontrar o número de funcionários que estão em ambas as categorias, usamos a fórmula da interseção:
n(A cap B) = n(A) + n(B) - n(A cup B)
Aqui, n(A cap B) = 10 + 25 - 30 = 5 é o número de canhotos (10), é o número que vão de ônibus (25) e é o total de funcionários (30).
Então, há 5 funcionários que são canhotos e vão de ônibus.

Passo 4

Agora, para encontrar a probabilidade de selecionar um funcionário que seja canhoto e vá de ônibus, usamos a fórmula da probabilidade:
P(A cap B) = n(A cap B)n(Total)
Substituindo os valores:
P(A cap B) = 530 = 16 approx 0,1667

Resposta

A probabilidade de escolher ao acaso um funcionário que seja canhoto e vá de ônibus para o trabalho é de aproximadamente 16,67%.

Exercícios relacionados