Se e . Calcular .
R. 0,28 .

Passo 1

Vamos resolver um problema de probabilidade envolvendo os eventos A e B. Precisamos calcular a probabilidade condicional . Para isso, vamos utilizar as fórmulas de probabilidade condicional e de união de eventos.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que a probabilidade condicional representa a probabilidade do evento A ocorrer dado que o evento B já aconteceu. A fórmula para isso é:

Passo 3

Também sabemos que a probabilidade da união de dois eventos, , pode ser calculada pela fórmula:

Passo 4

Dado que temos , e , vamos encontrar :

Passo 5

Agora, usando a fórmula da probabilidade condicional:

Resposta

A probabilidade condicional é 0,28.

Exercícios relacionados

Considere um conjunto de 4 números dos quais nenhum é zero, dois são positivos e dois negativos. Sorteamos ao acaso, com reposição, 2 números desse conjunto. Determine a probabilidade de
(a) Um deles ser negativo
(b) O quociente ser negativo.
© Os dois números terem o mesmo sinal.
Dado . Calcular:
(a)
(b)
©
(d)
Três máquinas e produzem respectivamente e do total de peças de uma fábrica. As porcentagem de peças defeituosas nas respectivas máquinas são e . Uma peça é sorteada ao acaso e verifica-se que é defeituosa. Qual é a probabilidade de que a peça tenha vindo da máquina ?
São dadas duas urnas A e B. A urna A contém uma bola preta e uma vermelha. A urna B contém duas bolas pretas e três vermelhas. Uma bola é escolhida ao acaso na urna A e colocada na urna B. Uma bola é então extraída ao acaso, da urna B. Pergunta-se:
(a) Qual a probabilidade de que ambas as bolas sejam da mesma cor?
(b) Qual a probabilidade de que a primeira bola seja vermelha, sabendo-se que a segunda foi preta.