4a. Escreva o balanço de energia para o escoamento permanente entre as superfícies 1 e 2. Justifique cada termo do BEM. Dê a equação final com a potência da bomba isolada na equação.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para escrever o balanço de energia para um escoamento permanente entre duas superfícies, 1 e 2. Isso está relacionado à Mecânica dos Fluidos, especificamente ao princípio da conservação de energia aplicado a fluidos em escoamento contínuo. Para resolver, vamos precisar entender a equação geral do balanço de energia para escoamentos permanentes e identificar cada termo envolvido, incluindo a potência da bomba.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que em um escoamento permanente, as propriedades do fluido (como velocidade, pressão, etc.) nas seções 1 e 2 não mudam com o tempo. A equação básica do balanço de energia é derivada do Teorema da Conservação de Energia, também conhecido como Equação de Bernoulli para escoamentos sem perdas. Mas como temos uma bomba, vamos adaptar a equação para incluir essa potência.

Passo 3

A equação geral do balanço de energia para escoamento permanente pode ser escrita como:
Aqui, cada termo representa:
  • : Energia de pressão por unidade de peso do fluido.
  • : Energia de velocidade (cinética) por unidade de peso.
  • : Altura (energia potencial gravitacional) por unidade de peso.
  • : Potência da bomba por unidade de peso.

Passo 4

Vamos justificar cada termo:
  • Termo de Pressão ( ): Representa a energia associada à pressão do fluido nas superfícies 1 e 2.
  • Termo de Velocidade ( ): Reflete a energia cinética do fluido devido à sua velocidade em cada seção.
  • Termo de Altura ( ): Indica a energia potencial gravitacional do fluido devido à sua posição em relação a um referencial.
  • Potência da Bomba ( ): Representa o trabalho realizado pela bomba para manter o escoamento, ou seja, a energia fornecida para superar perdas e movimentar o fluido.

Passo 5

Agora, organizando tudo para isolar a potência da bomba, temos a equação final:
Simplificando, fica:

Resposta

A equação final com a potência da bomba isolada é:

Exercícios relacionados

Escreva a equação da conservação da espécie A para a situação proposta fazendo todas as simplificações cabíveis e justificando-as.
3a. Calcule a pressão com que a água sai do tanque e entra no tubo, comente todas as hipóteses utilizadas.
Hidrogênio a 2 atm flui dentro de um tubo de 40 mm de diâmetro e espessura 0.5 mm . A superfície de saída está esposta a uma corrente gasosa na qual o pressão parcial do hidrogênio é 0.1 atm . A difusividade e a solubilidade do hidrogênio no material do tubo são e , respectivamente. Quando o sistema está a 500 k , qual a taxa de transferência de hidrogênio através do tubo por unidade de comprimento
Dentre os sistemas abaixo, qual é o que consome mais energia?
a - um aparelho de ar condicionado de funcionando durante 8 h ?
b - um chuveiro elétrico de 1,5 kW durante 30 min ?
c - um carro de 75 hp durante 2 h ?