C2 H2(g)+5 / 2 O2(g) 2 CO2(g)+H2 O(g)
Dados: 2 C(s)+H2(g) C2 H2(g)
De
C(s)+O2(g) CO2(g) De
H2(g)+1 / 2 O2(g) H2 O(g) De

R.: De

Passo 1

Beleza, vamos lá! Primeiro, o que a questão tá pedindo é calcular a variação de entalpia ( ) da reação de combustão do acetileno ( ). A matéria que vamos usar aqui é a Lei de Hess, que é uma maneira super útil de achar de reações que são difíceis de medir diretamente, combinando outras reações cujas a gente já conhece. Então, vamos precisar das equações e dos valores de que foram dados na questão.

Passo 2

Vamos listar as reações que a gente tem e os seus respectivos 2,C(s) + H2(g) C2H2(g) De:
  1. Formação do acetileno:
    C(s) + O2(g) CO2(g) De
  2. Combustão do carbono:
    H2(g) + 12,O2(g) H2O(g) De
  3. Combustão do hidrogênio:
    C2H2(g) + 52,O2(g) 2,CO2(g) + H2O(g)
E a reação que a gente quer encontrar é:

Passo 3

Agora, vamos manipular as equações que temos para chegar na reação desejada usando a Lei de Hess. A ideia é combinar as reações dadas de forma que, ao somá-las, tenhamos a reação final.
Para fazer isso, vamos inverter a primeira reação (formação do acetileno) porque queremos a combustão do acetileno, não a sua formação. Quando a gente inverte uma reação, o sinal de C2H2(g) 2,C(s) + H2(g) De também muda.
Então, a reação invertida fica:

Passo 4

Agora, somamos a reação invertida com as reações de combustão do carbono e do hidrogênio multiplicadas pelos coeficientes necessários para se cancelar tudo que não aparece na reação final.
Vamos ver:
  1. Reação invertida:
    C2H2(g) 2,C(s) + H2(g) De
  2. Combustão de 2 moles de carbono:
    2 times ( C(s) + O2(g) CO2(g) ) De
  3. Combustão de 1 mole de hidrogênio:
    H2(g) + 12,O2(g) H2O(g) De
Agora, somando tudo:
C2H2 + &2,C + H2 2,C + CO2 times 2 + H2O &= C2H2 + 52,O2 2,CO2 + H2O
E somando os De:

Resposta

Exercícios relacionados