O ácido tartárico é o principal ácido do vinho e está diretamente relacionado com sua qualidade. Na avaliação de um vinho branco em produção, uma analista neutralizou uma alíquota de 25,0 mL do vinho com NaOH a 0,10 mol L-1, consumindo um volume igual a 8,0 mL dessa base. A reação para esse processo de titulação representada pela equação química: 115 162 OH LONa + 2 H2O OH OH 2 NaOH HO NaO OH O OH o Ácido tartárico (massa molar: 150 g mol¹) A concentração de ácido tartárico no vinho analisado é mais próxima de: Vinho 25 ml
a) 1,8 g L-1
b) 2,4 g L-1
c) 3,6 g L-1
d) 4,8 g L-1
e) 9,6 g L-1 Cg/c =?
a) 1,8 g L-1
b) 2,4 g L-1
c) 3,6 g L-1
d) 4,8 g L-1
e) 9,6 g L-1 Cg/c =?
Passo 1
Beleza, vamos começar entendendo o que a questão está pedindo. Temos que descobrir a concentração de ácido tartárico em um vinho branco usando uma técnica chamada titulação. A molécula principal aqui é o ácido tartárico, que tem uma massa molar de 150 g/mol. Para resolver isso, vamos precisar entender sobre reações de neutralização e como usar as informações de volume e concentração da solução de NaOH que foi usada para neutralizar o vinho.
Passo 2
Primeiro, vamos calcular quantos mols de NaOH foram usados na titulação. Sabemos que a concentração da solução de NaOH é de 0,10 mol/L e o volume usado foi de 8,0 mL. Para encontrar os mols, usamos a fórmula:
Mas atenção! O volume precisa estar em litros, então convertemos 8,0 mL para 0,008 L.
Passo 3
Agora, precisamos entender a relação entre o NaOH e o ácido tartárico na reação de neutralização. O ácido tartárico tem dois grupos carboxílicos (-COOH), o que significa que cada molécula de ácido tartárico pode reagir com dois mols de NaOH. A equação balanceada fica assim:
Isso nos mostra que a cada 1 mol de ácido tartárico, precisamos de 2 mols de NaOH para neutralizar.
Passo 4
Com base nisso, podemos calcular quantos mols de ácido tartárico estavam na amostra. Como usamos 0,0008 mol de NaOH e a relação é de 2:1 (NaOH:ácido tartárico), dividimos os mols de NaOH por 2:
Passo 5
Agora, vamos calcular a massa de ácido tartárico nessa quantidade de mols. Sabemos que a massa molar do ácido tartárico é 150 g/mol. Usamos a fórmula:
Passo 6
Por último, precisamos encontrar a concentração em gramas por litro (g/L). A amostra de vinho que foi titulado tinha um volume de 25,0 mL, que é 0,025 L. Então, a concentração é:
Resposta
A concentração de ácido tartárico no vinho analisado é mais próxima de 2,4 g L⁻¹, ou seja, a opção b).