De acordo com a teoria do octeto, um átomo adquire estabilidade quando alcança a quantia de dois ou oito elétrons na camada da valência durante a realização de uma ligação química com um ou mais átomos. Existem, porém, situações em que alguns átomos não precisam de oito elétrons para se tornarem estáveis, pois essa quantidade pode ser menor ou maior que oito elétrons. Baseando-se nesse fato, qual dos elementos listados é uma exceção da teoria do octeto?
A- Carbono
B- Flúor
C- Oxigênio
D- Nitrogênio
E- Boro​

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre a teoria do octeto, que basicamente diz que os átomos ficam mais estáveis quando têm 2 ou 8 elétrons na camada de valência. A gente precisa identificar qual dos elementos listados não segue essa regra. Os elementos da lista são: Carbono, Flúor, Oxigênio, Nitrogênio e Boro.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a teoria do octeto. A ideia é que os átomos conquistam estabilidade ao ganhar, perder ou compartilhar elétrons para ter 2 ou 8 elétrons na camada externa. Isso é tipo completar a sua “capa de proteção”.

Passo 3

Agora, vamos analisar cada elemento:
  • Carbono ©: Tem 4 elétrons na camada externa e geralmente forma 4 ligações para completar o octeto. Então, segue a teoria.
  • Flúor (F): Tem 7 elétrons na camada de valência e precisa de 1 elétron para completar o octeto. Então, também segue a teoria.
  • Oxigênio (O): Possui 6 elétrons na camada externa e precisa de 2 elétrons a mais para completar os 8. Segue a teoria.
  • Nitrogênio (N): Tem 5 elétrons na camada de valência e geralmente forma 3 ligações para completar seu octeto. Segue a teoria.
  • Boro (B): Aqui é onde a coisa muda! O boro tem apenas 3 elétrons na camada de valência e normalmente forma 3 ligações, ficando com apenas 6 elétrons na camada externa. Ele não completa o octeto, sendo uma exceção.

Resposta

E- Boro

Exercícios relacionados