Por que as afinidades eletrônicas dos metais alcalinos-terrosos são negativas ou têm valores positivos pequenos?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está pedindo. A questão trata das afinidades eletrônicas dos metais alcalinos-terrosos. Afinidade eletrônica é a energia liberada ou absorvida quando um átomo ganha um elétron. Para resolver essa questão, vamos precisar saber o que são afinidades eletrônicas, como elas variam nos metais alcalinos-terrosos e por que esses valores são geralmente negativos ou têm valores positivos pequenos.

Passo 2

Vamos começar lembrando que os metais alcalinos-terrosos estão no grupo 2 da tabela periódica. Isso significa que eles têm dois elétrons na camada de valência. A afinidade eletrônica mede a tendência de um átomo de ganhar um elétron adicional.

Passo 3

Em geral, metais tendem a perder elétrons para formar íons positivos, porque isso lhes dá uma configuração eletrônica mais estável, semelhante aos gases nobres. Para metais alcalinos-terrosos, como o cálcio (Ca) ou o magnésio (Mg), adicionar um elétron não os ajuda a atingir essa estabilidade de forma tão eficaz quanto perder elétrons.

Passo 4

Quando um átomo de metal alcalino-terroso ganha um elétron, ele adiciona um elétron a uma camada já mais completa, o que não é energeticamente favorável. Por isso, a energia é absorvida nesse processo, resultando em uma afinidade eletrônica negativa ou com valores positivos muito pequenos.

Passo 5

Além disso, os metais alcalinos-terrosos têm uma alta repulsão entre os elétrons na mesma camada, o que dificulta a adição de mais elétrons. Essa repulsão interna também contribui para que a afinidade eletrônica seja negativa ou pouco positiva, já que a atração pelo novo elétron não compensa a repulsão existente.

Passo 6

Portanto, a tendência natural desses metais é perder elétrons e não ganhá-los. Isso explica por que as afinidades eletrônicas dos metais alcalinos-terrosos são negativas ou têm valores positivos pequenos, indicando que ganhar elétrons não é energeticamente favorável para eles.

Resposta

As afinidades eletrônicas dos metais alcalinos-terrosos são negativas ou apresentam valores positivos pequenos porque ganhar um elétron não é energeticamente favorável para esses metais, que preferem perder elétrons para alcançar estabilidade, e a adição de elétrons resulta em repulsões internas que dificultam a absorção de energia favorável.

Exercícios relacionados

Escreva a configuração eletrônica para os átomos abaixo.
a)
b)
c)
d)
e)
f)
g)
h)
i)
j)
k)
I)
Qual é a relação geral entre o tamanho de um átomo e sua primeira energia de ionização? Qual elemento na tabela periódica tem a maior energia de ionização? E qual tem a menor?
Problema Desafiador.
(a) A solubilidade do CdS é ordinariamente muito baixa, porém pode ser aumentada abaixando-se o pH da solução. Calcular a solubilidade molar do CdS na faixa de pH entre 11 e 1. Encontre os valores a cada 0,5 unidade de pH e faça um gráfico da solubilidade em função do pH .
Problema Desafiador.
(b) Uma solução contém de ambos e . Íons sulfeto são lentamente adicionados a essa solução para precipitar o FeS ou CdS . Determine qual ion vai precipitar primeiro e a faixa de concentração de que permite uma separação dos dois íons.