( ) O alumínio se ioniza facilmente, formando íons positivos.
Passo 1
Beleza, vamos começar resumindo o que a questão está pedindo. A afirmação é sobre o alumínio se ionizar facilmente, formando íons positivos. Isso está relacionado à química, especificamente aos conceitos de ionização e propriedades dos metais. Para resolver, vamos precisar entender como os metais, como o alumínio, perdem elétrons para formar íons positivos.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre ionização. Ionização é o processo pelo qual um átomo perde ou ganha elétrons, formando íons. No caso dos metais, eles tendem a perder elétrons facilmente porque têm uma baixa energia de ionização. Isso significa que é relativamente fácil para eles se tornarem íons positivos.
Passo 3
O alumínio é um metal que está localizado no grupo 13 da tabela periódica. Ele tem três elétrons na sua camada de valência, que são os elétrons mais externos. Esses elétrons são relativamente fáceis de serem perdidos durante a reação química, o que faz com que o alumínio forme íons com carga positiva de +3, representado como Al³⁺.
Passo 4
Além disso, o alumínio é conhecido por sua reatividade e capacidade de formar ligações iônicas. Quando ele perde seus três elétrons, ele consegue alcançar uma configuração eletrônica mais estável, semelhante aos gases nobres, o que favorece a formação de íons positivos.
Passo 5
Então, considerando que o alumínio perde facilmente seus elétrons de valência para formar Al³⁺, podemos concluir que ele realmente se ioniza facilmente, formando íons positivos.
Resposta
Verdadeiro. O alumínio se ioniza facilmente, formando íons positivos Al³⁺.
Exercícios relacionados
( ) O cobre tem alta afinidade eletrônica.
A alternativa CORRETA é:
e) o elemento
A alternativa CORRETA é:
c) o elemento
(2,0pt) Os complexos diamagnéticos de
, tais como
e
são amarelo-alaranjados. Por outro lado, os complexos paramagnéticos
e
são azuis. Explique, qualitativamente, essa diferença de cor.
Dado:
Dado: