Numa amostra de 72 pacientes em um hospital, 14 acusam pressão arterial elevada.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado diz que, numa amostra de 72 pacientes em um hospital, 14 têm pressão arterial elevada. A gente vai trabalhar com estatística básica para descobrir a proporção e percentual de pacientes que estão com pressão alta.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a proporção de pacientes com pressão arterial elevada. Proporção é basicamente a parte dividida pelo todo. Então, temos 14 pacientes com pressão alta e 72 pacientes no total.
A fórmula da proporção é:
çãúã
Substituindo os valores:
çã

Passo 3

Agora, pra deixar isso mais fácil de entender, vamos converter essa proporção em porcentagem. Para isso, a gente multiplica a proporção por 100.
A fórmula da porcentagem é:
çã
Então:

Passo 4

Vamos fazer as contas:
Multiplicando por 100:

Resposta

A porcentagem de pacientes com pressão arterial elevada na amostra é de 19,44%.

Exercícios relacionados

Há 50 bolas em uma urna, distribuídas como segue: Azul (20); vermelho (15); laranja (10) e verde (5). Pede-se: Qual é a probabilidade para tirar três bolas verdes com a reposição das bolas na urna?
Um médico verificou que, de 2.964 nascidos vivos, 73 tinham alguma deficiência ou doença séria. Com base nessa amostra, qual seria a estimativa da probabilidade de um recém-nascido ter deficiência ou doença séria?
De uma classe com 60 alunos, dos quais 14 são meninos, um aluno é escolhido ao acaso para apresentar um trabalho. Qual é a probabilidade de: O aluno escolhido ser uma menina?
A demanda diária de arroz num supermercado, em centenas de quilos, é uma v.a. com f.d.p
(a) Qual a probabilidade de se vender mais do que 150 kg , num dia escolhido ao acaso?
(b) Em 30 dias, quanto o gerente do supermercado espera vender?
© Qual a quantidade de arroz que deve ser deixada à disposição dos clientes diariamente para que no não falte arroz em dos dias?