Um amplo recinto de 34 ft de comprimento é atravessado por uma tubulação de ferro fundido oxidado ( ) de de diâmetro externo. Considerando que a temperatura superficial do tubo é e a temperatura das paredes do recinto é . Determine a perda de energia radiante para o recinto e a redução da perda quando se utiliza um tubo de alumínio oxidado .

Passo 1

Primeiro, vamos resumir o que a questão está pedindo. Temos um recinto de 34 pés de comprimento atravessado por um tubo de ferro fundido oxidado com diâmetro externo de 9,5 polegadas. A superfície do tubo está a 680°C, e as paredes do recinto estão a 80°C. Precisamos calcular a perda de energia por radiação nesse recinto e ver quanto essa perda diminui quando usamos um tubo de alumínio oxidado.
Para resolver isso, vamos usar conceitos de transferência de calor por radiação, especificamente a Lei de Stefan-Boltzmann. Precisaremos entender como a emissividade influencia na perda de calor e como aplicar a fórmula adequada para encontrar a energia radiada.

Passo 2

Vamos começar identificando as grandezas que temos:
  • Comprimento do recinto (L): 34 pés
  • Diâmetro externo do tubo (D): 9,5 polegadas
  • Temperatura da superfície do tubo (T₁): 680°C
  • Temperatura das paredes do recinto (T₂): 80°C
  • Emissividade do ferro fundido oxidado (ε₁): 0,71
  • Emissividade do alumínio oxidado (ε₂): 0,08
Primeiro, precisamos converter todas as unidades para o sistema internacional (SI) para facilitar os cálculos.

Passo 3

Vamos converter as unidades:
  • Comprimento (L):
    éé
  • Diâmetro (D):
  • Temperaturas (convertendo para Kelvin):

Passo 4

Agora, vamos calcular a área superficial do tubo pela qual ocorre a radiação. Como o tubo é cilindrico, a área é dada por:
Substituindo os valores:

Passo 5

A transferência de calor por radiação entre duas superfícies é dada pela Lei de Stefan-Boltzmann:
Onde:
  • é a taxa de transferência de calor (W),
  • é a emissividade do material,
  • é a constante de Stefan-Boltzmann ( ),
  • é a área superficial,
  • e são as temperaturas absolutas das superfícies.
Primeiro, calcularemos para o tubo de ferro fundido oxidado ( ).

Passo 6

Substituindo os valores na fórmula:
Calculando e :
Então:

Passo 7

Agora, vamos calcular a perda de energia usando o tubo de alumínio oxidado ( ):
í
Seguindo os mesmos cálculos de temperaturas:
í
í

Passo 8

Para encontrar a redução da perda de energia quando usamos o tubo de alumínio em vez do de ferro fundido, subtraímos as duas perdas:
í

Resposta

A perda de energia radiada pelo recinto utilizando o tubo de ferro fundido oxidado é de aproximadamente watts. Quando se utiliza um tubo de alumínio oxidado, essa perda diminui para cerca de watts, resultando em uma redução de aproximadamente watts.

Exercícios relacionados

Um cilindro de 60 cm de diâmetro e peso de 320 N flutua na água, com seu eixo segundo a vertical. Uma âncora, com peso específico de , está suspensa na parte inferior do cilindro e faz com que o conjunto se mantenha na posição figurada. Determinar o peso da âncora.
Uma solução aquosa a contendo de sólidos é concentrada a de sólidos. Um evaporador de único efeito com área de troca térmica de e coeficiente global de transferência de calor é usado. A calandra contém vapor saturado com de eficiência a (abs) e o evaporador opera sob vácuo de (man). Se a elevação do ponto de ebulição é , calcule a capacidade do evaporador.
Um alimento com de sólidos é alimentado a uma taxa de e a a um evaporador de duplo efeito de alimentação direta, com áreas de troca iguais para os dois efeitos. A solução é concentrada a de sólidos. O segundo efeito é mantido a com elevação do ponto de ebulição de . Vapor a está disponível para a calandra. Os coeficientes de transferência de calor no primeiro e segundo efeitos são 2,2 e , respectivamente, e a capacidade calorífica de cada corrente líquida é . Calcule a área de transferência de cada efeito e a economia de vapor ( ). Sugestão: o problema cairá em um processo iterativo pois as áreas resultantes serão diferentes. Para convergir para a mesma área estima-se um novo é
Um duto de ar quente, com diâmetro externo de 22 cm e temperatura superficial de , está localizado num grande compartimento cujas paredes estão a . 0 ar no compartimento está a e o coeficiente de convecção é . . Determinar a quantidade de calor transferida por unidade de tempo, por metro de tubo, se o duto é de estanho ( ) e se o duto é pintado com laca branca ( .