Após fazer o levantamento das cargas que atuarão sobre a estrutura, determina-se as reações de apoio e então desenha-se os diagramas de força cortante, força normal e os momentos fletores. Ao verificar esforços de solicitação excessivos pode-se ____________, ____________ ou até ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
a. alterar os tipos de apoios / aumentar os vãos entre apoios / aumentar a seção transversal da viga.
b. aumentar a seção transversal da viga / aumentar os vãos entre apoios / aumentar a carga que atua sobre a estrutura.
c. alterar os tipos de apoios / diminuir os vãos entre apoios / aumentar a carga que atua sobre a estrutura.
d. alterar os tipos de apoios / modificar os vãos entre apoios / restringir a carga que atua sobre a estrutura.
e. alterar os tipos de apoios / diminuir a seção transversal da viga / restringir a carga que atua sobre a estrutura.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas:
Passo 1
Vamos resumir o que a questão está pedindo. Temos uma situação onde, após calcular as cargas que atuam em uma estrutura e determinar as reações de apoio, desenhamos os diagramas de força cortante, força normal e momentos fletores. Se descobrirmos que os esforços na estrutura estão muito altos (solicitações excessivas), precisamos encontrar soluções para diminuir esses esforços. Para resolver isso, vamos precisar entender conceitos de estática e resistência dos materiais, como tipos de apoios, vãos entre apoios, seção transversal das vigas e a carga que atua sobre a estrutura.
Passo 2
Primeiro, vamos entender por que os esforços excessivos acontecem. Quando uma estrutura tem cargas muito altas ou vãos muito longos, os momentos fletores e as forças cortantes aumentam, colocando mais tensão nos materiais. Para reduzir esses esforços, podemos:
-
Alterar os tipos de apoios: Mudando o tipo de apoio (por exemplo, de simples a engastado), podemos distribuir melhor as cargas e reduzir os momentos fletores.
-
Modificar os vãos entre apoios: Ao diminuir os vãos, ou seja, a distância entre os apoios, reduzimos os esforços internos porque a viga não precisa “alcançar” tanto os apoios para sustentar as cargas.
-
Restringir a carga que atua sobre a estrutura: Menos carga significa menos forças atuando na estrutura, o que naturalmente diminui os esforços internos.
Passo 3
Vamos analisar as alternativas:
-
Alternativa a: “alterar os tipos de apoios / aumentar os vãos entre apoios / aumentar a seção transversal da viga.”
Aumentar os vãos aumentaria os esforços, o que não ajuda a resolver o problema. -
Alternativa b: “aumentar a seção transversal da viga / aumentar os vãos entre apoios / aumentar a carga que atua sobre a estrutura.”
Novamente, aumentar os vãos e a carga aumentaria os esforços, o que não é desejável. -
Alternativa c: “alterar os tipos de apoios / diminuir os vãos entre apoios / aumentar a carga que atua sobre a estrutura.”
Aumento da carga não ajuda, então esta alternativa também está incorreta. -
Alternativa d: “alterar os tipos de apoios / modificar os vãos entre apoios / restringir a carga que atua sobre a estrutura.”
Esta alternativa propõe reduzir os esforços de forma eficaz, alterando apoios, modificando os vãos e restringindo a carga. -
Alternativa e: “alterar os tipos de apoios / diminuir a seção transversal da viga / restringir a carga que atua sobre a estrutura.”
Diminuir a seção transversal pode aumentar os esforços na viga, o que não é desejável.
Resposta
A alternativa correta é a d. alterar os tipos de apoios / modificar os vãos entre apoios / restringir a carga que atua sobre a estrutura.