Até que se ache um modo econômico de extrair oxigênio da água do mar ou de rochas lunares ele tem que ser transportado com as pessoas quando estas vão para lugares onde não existe ou está presente numa concentração abaixo das necessidades dos seres humanos. O transporte do oxigênio é em tanques onde ele se encontra comprimido. Uma amostra de oxigênio na pressão de 101kPa é comprimida, a temperatura constante, de 7,20Laté 4,21L. Calcule a pressão final do gás.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Você tem um tanque de oxigênio que está a uma certa pressão e volume, e precisa descobrir qual será a pressão depois que ele for comprimido. O conteúdo que vamos usar aqui é a Lei de Boyle, que relaciona pressão e volume de um gás quando a temperatura permanece constante.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar qual é a Lei de Boyle. Ela diz que, para um gás a temperatura constante, a pressão multiplicada pelo volume é sempre constante. Ou seja:
Onde:
-
é a pressão inicial, -
é o volume inicial, -
é a pressão final, -
é o volume final.
Passo 3
Agora, queremos descobrir a pressão final (
). Para isso, vamos isolar
na fórmula. Dividindo ambos os lados por
, fica assim:
Passo 4
Vamos substituir os valores que você nos deu na fórmula:
Então:
Passo 5
Vamos calcular agora:
- Multiplica a pressão inicial pelo volume inicial:
- Divide esse resultado pelo volume final:
Arredondando para três casas significativas (como estavam os dados):
Resposta
A pressão final do gás comprimido é aproximadamente 173 kPa.
Exercícios relacionados
A variação da energia de Gibbs é fundamental para entender diversos fenômenos do nosso dia a dia, como por exemplo a estabilidade de um sistema farmacêutico. Como a
entropia e a energia de Gibbs se relacionam com a espontaneidade de ocorrência de um processo e com a estabilidade dos sistemas?
entropia e a energia de Gibbs se relacionam com a espontaneidade de ocorrência de um processo e com a estabilidade dos sistemas?
Durante a expansão de um gás de 20 para 37 litros contra uma pressão de 3atm ocorre uma absorção de calor de 70cal. Qual é a variação de energia interna do gás?
A pressão parcial do
no ar exerce um importante papel na aeração da água (permitindo o desenvolvimento da vida aquática) e na absorção do oxigênio pelo sangue nos pulmões. Calcule a pressão parcial de uma amostra de gás consistindo em 2.50 g de oxigênio e 6.43 g de dióxido de carbono, tendo uma pressão total de 88 kPa .
Durante um treino de spinning na academia um atleta produz 930kJ de trabalho mas perde 137 kJ de energia na forma de calor. Qual é a variação de energia interna do atleta(em calorias)?