Ao atritar uma placa de vidro com um pano de lã (inicialmente neutros), ambos eletrizam-se com cargas de mesmo valor absoluto e sinais contrários (o vidro eletriza-se positivamente e a lã, negativamente).
Fazendo a placa de vidro entrar em contacto com uma esfera de cortiça, também inicialmente neutra e suspensa por um fio isolante, quais serão os sinais das cargas elétricas do vidro e da esfera? Justifique, explicando o processo de eletrização envolvido.

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma placa de vidro e um pano de lã que, ao serem atritados, eletrizam-se com cargas de mesmo valor absoluto, mas sinais opostos: o vidro fica positivamente carregado e a lã negativamente. A seguir, vamos trazer a placa de vidro, que está positivamente carregada, para tocar uma esfera de cortiça que estava inicialmente neutra. Nosso objetivo é descobrir quais serão as cargas elétricas resultantes no vidro e na esfera após esse contato, explicando o processo de eletrização envolvido. Para resolver isso, vamos precisar entender os conceitos de eletrização por contato e transferência de cargas elétricas.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar o que significa eletrização por contato. Quando dois corpos diferentes entram em contato, elétrons podem ser transferidos de um para o outro dependendo das suas afinidades eletrônicas. O objeto que tende a perder elétrons ficará carregado positivamente, e o que tende a ganhar elétrons ficará carregado negativamente.

Passo 3

No nosso caso, a placa de vidro está positivamente carregada, ou seja, perdeu alguns elétrons durante o atrito com a lã. A esfera de cortiça, por outro lado, está inicialmente neutra, o que significa que tem igual quantidade de prótons (cargas positivas) e elétrons (cargas negativas).

Passo 4

Quando a placa de vidro positivamente carregada entra em contato com a esfera de cortiça neutra, há uma interação entre eles. A placa, estando com déficit de elétrons, exerce uma força atrativa sobre os elétrons presentes na esfera de cortiça.

Passo 5

Devido a essa atração, alguns elétrons da esfera de cortiça podem ser puxados para a placa de vidro. Essa transferência de elétrons faz com que a placa de vidro fique ainda mais positivamente carregada, já que perde mais elétrons, e a esfera de cortiça perca seus próprios elétrons para a placa.

Passo 6

Com a perda de elétrons, a esfera de cortiça que antes estava neutra agora tem um excesso de prótons, pois os elétrons negativos foram removidos. Isso faz com que a esfera de cortiça fique carregada positivamente.

Resposta

Após o contato, tanto a placa de vidro quanto a esfera de cortiça ficam carregadas positivamente. A placa de vidro, já positivamente carregada, perde mais elétrons para a esfera durante o contato, reforçando a carga positiva em ambos os corpos.

Exercícios relacionados