b) Defina os gases ideais, Como um gás real teria seu comportamento próximo ao comportamento de um gás ideal?
A principal característica dos gases ideias é que para este modelo, as partículas não interagem. A energia do gás é basicamente a energia cinética das partículas. O que nos permite estudar comportamentos particulares mantendo constante algumas grandezas. Isso nos permite maior controle sobre pressão, temperatura e volume.
A principal característica dos gases ideias é que para este modelo, as partículas não interagem. A energia do gás é basicamente a energia cinética das partículas. O que nos permite estudar comportamentos particulares mantendo constante algumas grandezas. Isso nos permite maior controle sobre pressão, temperatura e volume.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para a gente definir o que são gases ideais e explicar como um gás real pode se comportar de maneira semelhante a um gás ideal. Isso está relacionado à matéria de Termodinâmica, mais especificamente ao estudo dos comportamentos dos gases. Para resolver, vamos precisar entender as características dos gases ideais e as condições que fazem um gás real se aproximar desse comportamento.
Passo 2
Primeiro, vamos definir gases ideais. Um gás ideal é um modelo teórico que simplifica o comportamento dos gases reais para facilitar os cálculos. As principais suas características são:
- As partículas do gás não interagem entre si, ou seja, não há forças de atração ou repulsão entre elas.
- O volume das partículas é considerado desprezível comparado ao volume total do gás.
- Toda a energia do gás é apenas energia cinética, ou seja, relacionada ao movimento das partículas.
- As colisões entre as partículas e com as paredes do recipiente são perfeitamente elásticas, sem perda de energia.
Passo 3
Agora, para entender como um gás real pode se comportar como um gás ideal, precisamos considerar as condições em que as suposições do modelo de gás ideal são aproximadamente verdadeiras. Isso geralmente ocorre quando:
- Temperatura alta: Em temperaturas elevadas, as partículas do gás têm muita energia cinética, o que diminui o efeito das forças de atração ou repulsão entre elas.
- Pressão baixa: Com baixa pressão, as partículas estão mais afastadas umas das outras, tornando o volume das partículas desprezível em relação ao volume total do gás.
- Nessas condições, as interações entre as partículas são mínimas, e o volume próprio das partículas também é pequeno em comparação com o volume do recipiente.
Resposta
Então, resumindo, gases ideais são modelos teóricos onde as partículas não interagem e ocupam volume desprezível, permitindo que a energia do gás seja apenas energia cinética. Um gás real tende a se comportar como um gás ideal quando está em alta temperatura e baixa pressão, condições nas quais as partículas têm muita energia e estão suficientemente afastadas para que as interações e o volume das partículas sejam insignificantes.
Exercícios relacionados
Se a água com uma massa
calor específico
à temperatura
é despejada em um copo de metal com massa 20 g (com calor específico
, contendo massa 100 g de água em
, qual é a temperatura de equilíbrio do sistema?
Calcule a variação de entropia para um processo em que 2 mols de um gás ideal sofr uma expansão livre para um volume final que é três vezes o volume inicial.
Qual a taxa de variação da resistência do termistor com a temperatura
no ponto de gelo e no ponto de vapor?
Explique porque a lâmpada acende.