Um balão meteorológico é lançado na atmosfera. Quando o balão atinge um altitude na qual é neutramente flutuante, ele transmite informações sobre as condições climáticas para estações de monitoramento no solo. Essa é uma medição lagrangiana ou euleriana? Por que?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão fala sobre um balão meteorológico que, ao alcançar uma altitude onde fica neutramente flutuante, envia informações climáticas para estações no solo. O conteúdo aqui envolve conceitos de mecânica de fluidos, mais especificamente as referências Lagranjiana e Euleriana. Para resolver, vamos precisar entender a diferença entre essas duas abordagens e identificar qual delas se aplica à situação do balão.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que são as referências Lagrangiana e Euleriana. Na referência Lagrangiana, a gente acompanha o movimento de uma partícula específica ao longo do tempo. É como se você estivesse seguindo uma bolha em um rio, observando como ela se move.
Já na referência Euleriana, a gente observa o que acontece em pontos fixos no espaço, independentemente de onde as partículas vão passar por lá. É como ter estações meteorológicas espalhadas em diferentes locais e monitorar o que acontece em cada ponto específico.

Passo 3

Agora, vamos aplicar isso ao exemplo do balão. Quando o balão está se movendo pela atmosfera e coleta dados, ele está seguindo uma trajetória específica para transmitir informações. Isso soa muito com a ideia da referência Lagrangiana, onde a ênfase está no acompanhamento de uma partícula ou objeto em movimento.

Passo 4

Por outro lado, se pensarmos nas estações no solo, elas estão fixas em seus lugares e monitoram as condições climáticas que passam por aquele ponto específico, independentemente de onde os objetos vêm. Isso é característico da referência Euleriana.

Passo 5

Voltando ao balão, como ele se move e envia dados de diferentes altitudes conforme flutua, ele está efetivamente fornecendo informações ao longo de sua trajetória no espaço. Isso reforça a ideia de que estamos lidando com uma medida do tipo Lagrangiana.

Resposta

A medição é do tipo Lagrangiana, porque o balão está se movendo pela atmosfera e coletando dados ao longo de sua trajetória, acompanhando assim um objeto específico no espaço.

Exercícios relacionados

Aproximamos o escoamento do ar em um acessório de aspirador de pó seguindo os componentes da velocidade no plano central (o plano ):
e
Onde b é a distância do acessório acima do piso, L é o comprimento do acessório e é a vazão em volume do ar sendo sugado para dentro da mangueira. Determine o local dos pontos de estagnação nesse campo de escoamento.
(R. Na origem
Estime a força exercida no seu tímpano devido somente à agua acima de você stiver nadando no fundo de uma piscina de 5 m de profundidade. Considere a u tímpano como sendo .
Explique a diferença entre descrição euleriana e a descrição lagrangeana.
Observa-se que a distribuição de temperatura, em regime estacionário, no interior de uma parede unidimensional com condutividade térmica de e espessura de 50 mm tem a forma , em que está em e x , em metros. O perfil de temperaturas quadrático indica que há geração de calor na parede. Pede-se: A partir da resposta do item b, quais as possíveis condições de contorno associadas a este caso?