Uma barra de aço tem propriedades mínimas e MPa. A barra está sujeita a uma tensão média torcional de e uma tensão alternante flexional de . Encontre o fator de segurança resguardando-se de uma falha estática e por fadiga para análise pelas teorias abaixo e responda:
(f) Por qual critério acima você tem o maior diâmetro?

Passo 1

Beleza, vamos lá! Você tem uma barra de aço com certas propriedades mecânicas e está submetida a duas tensões diferentes: uma média torcional e outra alternante flexional. A pergunta é: qual critério de segurança faz com que a barra precise ter o maior diâmetro? Para resolver isso, vamos falar sobre fatores de segurança tanto para falha estática quanto para fadiga. Vamos precisar entender um pouquinho sobre cada critério e ver qual deles exige um diâmetro maior para garantir que a barra não falhe.

Passo 2

Primeiro, vamos entender os dois tipos de falhas que estamos considerando:
  1. Falha estática: acontece quando a barra é submetida a cargas constantes que podem causar escoamento ou ruptura se excederem o limite de escoamento ( ) ou a tensão última ( ).
  2. Falha por fadiga: ocorre devido a cargas alternantes que, mesmo que sejam inferiores ao limite de escoamento, podem causar rachaduras e eventual fratura após muitas aplicações de carga.
Para garantir segurança, usamos fatores de segurança que nos dizem quanto precisamos reduzir as tensões reais para evitar a falha. Quanto maior o fator de segurança, mais robusta (isto é, com maior diâmetro) será a barra.

Passo 3

Agora, vamos aplicar os critérios de segurança para cada tipo de falha:
  1. Critério de Segurança Estática:
    • Usamos o fator de segurança estático ( á), que garante que a tensão aplicada seja menor que o limite de escoamento.
    • A fórmula básica é: áé
    • Onde é o limite de escoamento e é é a tensão média aplicada.
  2. Critério de Segurança por Fadiga:
    • Usamos o fator de segurança por fadiga ( ), que leva em conta tanto a tensão média quanto a alternante.
    • Podemos aplicar o critérios de Goodman ou Soderberg, que relacionam essas tensões com os limites de resistência à fadiga ( ) e à resistência última ( ).
    • Uma forma simplificada é:
    • Resolvendo para , obtemos o fator de segurança necessário para evitar falhas por fadiga.

Passo 4

Vamos comparar os fatores de segurança obtidos:
  • Para a falha estática, o fator de segurança depende apenas da tensão média e do limite de escoamento. Como estamos lidando com uma só tensão constante, o cálculo é mais simples e geralmente resulta em um fator de segurança menor.
  • Para a falha por fadiga, precisamos considerar tanto a tensão média quanto a alternante. Isso geralmente exige um fator de segurança maior porque a tensão alternante pode causar danos acumulativos à barra ao longo do tempo.
Dessa forma, o critério de fadiga (considerando tanto a tensão média quanto a alternante) tende a exigir um maior fator de segurança, o que, por sua vez, exige um diâmetro maior para a barra, garantindo que ela resista às cargas alternadas sem falhar por fadiga.

Resposta

O critério de segurança por fadiga exige o maior diâmetro para a barra.

Exercícios relacionados

Uma barra de aço tem propriedades mínimas e MPa. A barra está sujeita a uma tensão média torcional de e uma tensão alternante flexional de . Encontre o fator de segurança resguardando-se de uma falha estática e por fadiga para análise pelas teorias abaixo e responda:
(a) O critério de Goodman modificado;
Calcule a resistência à fadiga de um eixo de de diâmetro de aço AISI 1035, com um acabamento usinado e termo tratado para uma resistência à tração de 710 MPA:
(b) Em baixo ciclo para vida finita de 1000 ciclos.
Uma barra sólida redonda, com de diâmetro, tem um sulco de profundidade com um raio de 2,5 usinado nela. A barra é feita de aço AISI 1018 CD (estirado a frio) e sujeita a um torque puramente reverso de 200 N.m. Considere a fração de tensão última igual a alto ciclo de fadiga:
(a) Número de ciclos até a falha.
O que você entende por diagramas de fases e que informações ele poderia lhe dar.