Uma barra condutora de paralela ao eixo se move a velocidade de perpendicular a um campo magnético constante . Calcule a ddp entre os extremos da barra.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem uma barra condutora de 0,4 metros que está se movendo perpendicularmente a um campo magnético. Precisamos calcular a diferença de potencial (ddp) entre as pontas da barra. Para isso, vamos usar conceitos de eletromagnetismo, especificamente a força eletromotriz (EMF) gerada por um movimento em um campo magnético.

Passo 2

Primeiro, vamos identificar as informações que temos:
  • Comprimento da barra ( ): 0,4 metros
  • Velocidade da barra ( ): (direção positiva do eixo y)
  • Campo magnético ( ): (direção positiva do eixo z)

Passo 3

Agora, vamos lembrar da fórmula para a força eletromotriz (EMF) gerada quando uma barra se move em um campo magnético:
Aqui, é o produto vetorial entre a velocidade e o campo magnético, e é o vetor comprimento da barra.

Passo 4

Vamos calcular o produto vetorial :

Passo 5

Agora, vamos considerar o vetor comprimento . Como a barra está paralela ao eixo x:

Passo 6

Com o produto vetorial calculado e o vetor comprimento definido, podemos encontrar a EMF:

Resposta

A diferença de potencial entre os extremos da barra é de 1,2 volts.

Exercícios relacionados

Um ímã se afasta de uma bobina cilíndrica (inicialmente sem corrente) seguindo uma trajetória em linha reta no eixo de simetria da bobina. Durante o movimento, a força que a bobina exerce no ímã devido a lei de Faraday é de atração ou repulsão?
Uma espira quadrada de 20 cm de lado e resistência está contida no plano com os seus lados paralelos aos eixos coordenados. Em , o centro da espira está na origem do sistema de coordenadas, e nesse instante a espira passa a se movimentar com velocidade constante de na direção . O campo magnético na região é dado por . Calcule o fluxo magnético na espira e o valor da força eletromotriz induzida em . Em seguida, determine em a força magnética resultante na espira devido a corrente induzida e ao campo externo e determine a sua direção.
Um corpo com uma massa de cai de uma altura de 3 m sobre uma pilha de areia. O corpo penetra na areia, percorrendo uma distância de 3 cm antes de parar. Que força, admitida constante, foi exercida pela areia sobre o corpo?
Uma haste isolante com densidade de carga linear e densidade de massa linear é liberada do repouso em um campo elétrico uniforme direcionado perpendicularmente à haste.
Determine a velocidade escalar da haste após esta ter se deslocado 2,0 m.