Um bastão de vidro é carregado com +8,0 nC por meio do atrito.
As cargas elétricas que foram transferidas são multiplos de um número inteiro ou não? Explique.

Passo 1

Vamos lá! A gente tem um bastão de vidro que foi carregado com uma carga elétrica de $ +8,0 , nC $ por meio do atrito. O assunto aqui é sobre eletricidade estática, mais especificamente sobre a quantização da carga elétrica. O que precisamos descobrir é se as cargas elétricas transferidas são múltiplos de um número inteiro ou não.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa carga elétrica ser um múltiplo de um número inteiro. Na física, a carga elétrica fundamental é a carga de um próton ou a carga negativa de um elétron, que é aproximadamente $ 1,6 \times 10^{-19} , C $ (Coulombs). Isso significa que a carga elétrica na natureza é quantizada, ou seja, ela ocorre em “pacotes” ou “quantidades mínimas” dessa carga fundamental.
Quando transferimos carga através do atrito, como no caso do bastão de vidro, estamos essencialmente movendo um número inteiro de elétrons de um material para outro. Cada elétron tem uma carga de $ -1,6 \times 10^{-19} , C $. Portanto, a carga total transferida deve ser um múltiplo inteiro dessa carga fundamental.

Passo 3

Agora, vamos verificar isso com o valor dado de $ +8,0 , nC $. Primeiro, convertemos nanocoulombs para coulombs:
+8,0 , nC
Para descobrir quantos elétrons foram transferidos, dividimos a carga total pela carga de um elétron:
8,0 , nC = 8,0 times 10^-9 , C úééé
Isso mostra que a carga transferida corresponde a um número inteiro de elétrons, especificamente $ 5,0 \times 10^{10} $ elétrons.

Resposta

As cargas elétricas transferidas são múltiplos inteiros da carga fundamental, ou seja, $ +8,0 , nC $ corresponde a um número inteiro de elétrons transferidos.

Exercícios relacionados