Um belo dia o professor ONEA está passeando, tranquilo e calmo. Quando ele olha para trás e vê um grupo de estudantes correndo em sua direção e perguntando a velha pergunta de sempre, que é: -Professor já corrigiu a prova. Desesperando o professor resolva fugir e corre em direção ao rio. Do lado esquerdo do rio o barranco tem uma altura de 5 metros e do lado direito 3,5 metros. O rio tem uma largura de 3,8 metros. O professor salta com uma velocidade horizontal de
. Conseguirá o professor saltar o rio e escapar dos estudantes? Calcule e ajude esse pobre professor.
Passo 1
Beleza, vamos dar uma olhada no que a gente tem aqui! O professor ONEA está tentando fugir dos estudantes pulando sobre o rio. Do lado esquerdo do rio, o barranco tem 5 metros de altura, e do lado direito, 3,5 metros. A largura do rio é de 3,8 metros e ele salta com uma velocidade horizontal de
. Nosso objetivo é descobrir se ele consegue atravessar o rio antes de ser pego. Vamos precisar usar conceitos de movimento projetado e cinemática, especialmente para calcular o tempo que ele leva para atravessar e a queda que acontece durante esse tempo.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o movimento dele. Como ele está pulando horizontalmente, a velocidade vertical inicial é zero. A única coisa que vai afetar seu movimento vertical é a gravidade. Para descobrir se ele consegue atravessar, precisamos calcular quanto tempo ele demora para atravessar os 3,8 metros do rio com a velocidade horizontal que ele tem.
Passo 3
A fórmula para o tempo (
) que ele leva para atravessar é simplesmente a distância dividida pela velocidade:
Onde:
-
(largura do rio) -
(velocidade horizontal)
Então:
Passo 4
Agora que sabemos quanto tempo ele leva para atravessar, vamos ver quanto ele cai nesse tempo devido à gravidade. A fórmula para a altura (
) que ele vai cair é:
Onde:
-
(aceleração da gravidade) -
Calculando:
Passo 5
Ele começa do lado esquerdo com 5 metros de altura e vai cair cerca de 2,33 metros durante o salto. Então, a altura onde ele vai aterrissar é:
Porém, o lado direito do rio tem um barranco de 3,5 metros de altura. Isso significa que ao cair 2,33 metros, ele estará abaixo da altura do barranco direito.
Passo 6
Além disso, vamos verificar se ele consegue atravessar os 3,8 metros antes de cair abaixo do barranco direito. Para cair 1,5 metros (diferença entre 5m e 3,5m):
Nesse tempo, a distância que ele percorre horizontalmente é:
Como o rio tem 3,8 metros, ele precisa atravessar mais 0,76 metros, mas ele já está caindo abaixo do barranco antes de conseguir isso.
Resposta
Não, o professor não consegue saltar o rio a tempo e será pego pelos estudantes.
Exercícios relacionados
Depois de assistir muitos filmes americanos, e com o pensamento lanque na cabeça você despreza as lendas brasileiras, e também o perigo que elas representam. Então enquanto caminha em um bosque, você se dá conta que está perdido, e o medo toma conta de você. Então uma voz, de um ente Elemental conhecido como Caipora surge, e diz. - Você será castigado. Só sairá desse bosque se resolver o problema. E calmamente fala. - Você deve caminhar 3 km para o oeste e depois 4 km a
para o norte do leste. Calcule corretamente o vetor deslocamento ou jamais sairá desse bosque. Corra antes que seja tarde.
Você foi transportado para a dimensão do medo, portando uma espada mágica. Lá você enfrenta horrendas criaturas chamadas OZOB. Nessa dimensão do medo existem 5,02
criaturas. Você só pode escapar dessa dimensão quando destruir todas as criaturas. Supondo que você possa destruir com sua espada mágica uma criatura a cada segundo, quanto tempo, em anos, você ficará nessa dimensão?
Determinar o valor de m para que seja de
ângulo entre os planos
Exercício 1. Calcule a integral
para os seguintes casos, além de fazer um esboço da região de integração.
(b) é a região do primeiro octante limitada pela superfície
os planos
.
(b)