A cabeça de um alfinete é atraída pelo polo norte e pelo polo sul de um imã, então o imã é feito de alunimio. o alfinete é de aluminio. o alfinete é de cobre. o alfinete não está magnetizado. alfinete está magnetizado.

Passo 1

Então, temos uma questão que fala sobre como a cabeça de um alfinete reage aos polos norte e sul de um ímã. Vamos trabalhar com magnetismo aqui. Para resolver isso, vamos precisar entender quais materiais são magnéticos e como os objetos podem se magnetizar.

Passo 2

Primeiro, precisamos saber que nem todos os materiais são atraídos por ímãs. Materiais magnéticos como ferro, cobalto e níquel são fortemente atraídos. Já outros materiais, como alumínio e cobre, não são magnéticos por natureza.

Passo 3

O alfinete está sendo atraído pelos polos do ímã, o que sugere que ele está agindo como um imã. Isso significa que, mesmo que o alfinete seja feito de um material que normalmente não é magnético (como alumínio ou cobre), ele pode ter se magnetizado devido à influência do ímã.

Passo 4

Vamos analisar as opções:
  • O ímã é feito de alumínio. Isso não faz sentido, porque o alumínio não é magnético.
  • O alfinete é de alumínio ou de cobre. Ambos os materiais não são magnéticos por natureza.
  • O alfinete não está magnetizado. Se não estivesse, não seria atraído pelo ímã.
  • O alfinete está magnetizado. Isso explica por que ele está sendo atraído pelo ímã.

Resposta

O alfinete está magnetizado.

Exercícios relacionados

Quando uma diferença de potencial elétrico induz uma corrente em um fio
todas as cargas no fio se movem na mesma direção. um deslocamento médio não nulo na direção do campo elétrico é imposto as cargas negativas do fio. o movimento das cargas no fio continua completamente aleatório. um deslocamento médio não nulo na direção oposta ao campo elétrico é imposto as cargas negativas do fio.
Dois condutores são feitos do mesmo material e tem a mesma área transversal. A razão de seus comprimentos é 2:1. Qual a razão entre suas resistências?
Dado um vetor v no espaço bidimensional, mostre que v pode ser escrito como uma combinação linear dos vetores canônicos i e j. Escreva as componentes de em termos do módulo ( ) e do ângulo que esse vetor forma com o eixo .
Uma escada AB, cuja massa m é 100 kg, está em repouso e apóia-se numa parede vertical que faz um ângulo de com o chão. Calcule as forças que atuam sobre a escada nos pontos A e B. A escada é provida de rodas em A, de forma tal que se pode desprezar atrito na parede vertical. No chão existe atrito.