Para cada um dos seguintes pares de complexos, identifique aquele que tem o EECC maior:
© [Fe(H2 O)6]^3+ ou [Fe(CN)6]^3+

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a questão está pedindo. Temos dois complexos de ferro: [Fe(H2 O)6]^3+ e [Fe(CN)6]^3+. A tarefa é identificar qual desses complexos tem uma Energia de Campo de Cristal (EECC) maior. Para resolver isso, vamos precisar conhecer um pouco sobre a teoria do campo de cristal e como diferentes ligantes afetam a EECC.

Passo 2

A Energía de Campo de Cristal (EECC) é a energia associada à separação dos orbitais d dos metais de transição quando eles formam complexos com ligantes. Basicamente, os ligantes ao redor do metal causam uma divisão nos níveis de energia dos orbitais d, e essa separação é o que chamamos de EECC.

Passo 3

Os ligantes têm diferentes capacidades de causar essa separação de energia. Isso é classificado em uma escala chamada “escala de força dos ligantes”. Ligantes mais fortes causam uma maior separação de energia, resultando em uma EECC maior. Por outro lado, ligantes mais fracos causam uma separação menor.

Passo 4

Vamos identificar os ligantes em cada complexo:
  • No primeiro complexo, [Fe(H2 O)6]^3+, o ligante é a água ( H2O).
  • No segundo complexo, [Fe(CN)6]^3+, o ligante é o cianeto ( CN^-).

Passo 5

Agora, precisamos saber qual desses ligantes é mais forte. De acordo com a escala de força dos ligantes, o cianeto ( CN^-) é considerado um ligante forte, enquanto a água ( H2O) é um ligante mais fraco.

Passo 6

Como o cianeto é um ligante mais forte, ele causa uma maior separação de energia nos orbitais d do ferro, resultando em uma EECC maior no complexo [Fe(CN)6]^3+ em comparação com [Fe(H2 O)6]^3+.

Resposta

O complexo [Fe(CN)6]^3+ tem a Energia de Campo de Cristal maior.

Exercícios relacionados