Calcule o
de formação da sacarose, sabendo-se que:
combustão
Passo 1
Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente precisa calcular o ΔH de formação da sacarose. Para isso, vamos usar conceitos de termodinâmica, mais especificamente a Lei de Hess. Vamos precisar das entalpias de combustão e das entalpias de formação do CO₂ e da H₂O que já foram fornecidas.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar o que é entalpia de formação (ΔHₓf). É a mudança de entalpia quando 1 mol de uma substância é formado a partir de seus elementos em suas formas padrão. Já a entalpia de combustão é a mudança de entalpia quando 1 mol de uma substância queima completamente em oxigênio.
Passo 3
A combustão da sacarose (C₁₂H₂₂O₁₁) pode ser representada pela seguinte equação química balanceada:
Passo 4
De acordo com a Lei de Hess, a variação de entalpia da reação de combustão da sacarose é igual à soma das entalpias de formação dos produtos menos a soma das entalpias de formação dos reagentes.
Passo 5
Sabemos que a entalpia de formação do O₂ gas é zero, já que é seu estado padrão. Vamos substituir os valores fornecidos:
Passo 6
Calculando os produtos:
Passo 7
Substituindo de volta na equação:
Passo 8
Isolando ΔHf da sacarose:
Resposta
O ΔH de formação da sacarose é de -530,4 kcal.
Exercícios relacionados
ESCREVA a equação, com os respectivos estados físicos dos participantes, que representa a reação de combustão completa entre os gases propano e oxigênio.
Calcule a concentração em quantidade de matéria (mol L-1) de uma solução de ácido acético
, sabendo que ela foi preparada a partir da diluição de
de ácido acético glacial completados até 100,00 mL com água destilada. O ácido acético glacial tem concentração de 99,7% m/me sua densidade é de 1,05
.
Uma solução de ácido sulfúrico contém
de ácido em 600 mL de solução. Durante a titulação foram necessários 19,4 mL desta solução para neutralizar completamente
de uma solução de hidróxido de sódio. Pede-se:
(a) A concentração, em quantidade de matéria, da solução de hidróxido de sódio;
(b) A massa de hidróxido de sódio existente em 150 mL de solução alcalina.
(a) A concentração, em quantidade de matéria, da solução de hidróxido de sódio;
(b) A massa de hidróxido de sódio existente em 150 mL de solução alcalina.
Considere que 1000 gramas de água contidas no calorímetro, inicialmente a 250 C, sejam aquecidas a 510 C, quando 2,2 gramas de propano são completamente queimados. Considerando ainda que todo o calor envolvido na reação seja absorvido pela água, INDIQUE o calor de combustão envolvido na queima de 1,0 mol de propano.
Dados: Calor específico da água:
Dados: Calor específico da água: