Calcule o pH de uma solução preparada a partir da adição de 1,0x10-4 mol de HCl em um balão volumétrico de 100 mL , o qual teve seu volume completado com água destilada.

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que o enunciado está nos pedindo. Temos que calcular o pH de uma solução feita com 1,0 × 10⁻⁴ mol de HCl em um balão de 100 mL de água destilada. Para resolver isso, vamos precisar usar conceitos de concentração de íons hidrogênio e a definição de pH.

Passo 2

Vamos começar calculando a concentração de H⁺ na solução. O HCl é um ácido forte, o que significa que ele se dissocia completamente em H⁺ e Cl⁻ na água. Então, a concentração de H⁺ será igual à concentração de HCl.

Passo 3

Para encontrar a concentração, usamos a fórmula:
çãú
Aqui, temos 1,0 × 10⁻⁴ mol de HCl e o volume é 100 mL, que devemos converter para litros:

Passo 4

Agora, calculamos a concentração de H⁺:

Passo 5

Com a concentração de H⁺ conhecida, podemos calcular o pH usando a fórmula:

Passo 6

Substituindo o valor encontrado:

Resposta

O pH da solução preparada é 3.

Exercícios relacionados

Sabendo que o para o ácido acético é 1,75 ×10-5 , determine para o ion acetato.
Qual é o ácido mais forte, (a) ou (b)? Justifique
(a)
Ácido dicloroacético
Qual o princípio do uso de biossorventes na descontaminação de águas e efluentes? Quais as vantagens deste método em comparação aos métodos convencionais de tratamento de águas?
Considere o experimento realizado em nossa aula prática sobre o uso de biossorventes para a remoção de corantes em meio aquoso. Neste, alíquotas de 10 mL de soluções dos corantes têxteis azul de metileno ( ) ou vermelho do Congo ( ) foram misturadas a 10 mg de biossorvente. A mistura foi agitada por 30 min , após os quais o sobreliadante foi separado por centrifugação ou por ação de um imã de neodimio. O sobrenadante foi analisado por espectrometria de absorção molecular na região UVNis visando a determinação da concentração de corante remanescente (não adsorvido pelo biossorvente). Sobre o experimento, responda:
Se a concentração remanescente de azul de metileno, no sobrenadante, foi , qual a quantidade de corante (em mg) adsorvido por g do biossorvente? Isto é, expresse o resultado em mg corante/g biossorvente.